Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Gestantes participam de palestra sobre o ‘renascimento’ da mulher na hora do parto no Hospital Materno-Infantil de Juazeiro

ASCOM em 10/mar/2020

Débora Sousa/SESAU

Dentro da programação do mês da mulher, a Secretaria da Saúde através da gerência de Educação Permanente e Humanização, realizou nesta terça-feira (10), uma roda de conversa com as gestantes no Hospital Materno Infantil. O momento foi para falar sobre o ‘renascimento’ da mulher na hora do parto. A equipe do Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) levou de maneira lúdica, informações sobre a importância dos cuidados consigo, enquanto mulher.

O Hospital Materno Infantil foi escolhido para trabalhar o tema pela quantidade significativa de atendimentos realizados mensalmente na unidade – somente na assistência ao parto atende em média 400 mulheres. O HMIJ é referência na baixa e média complexidade para a rede Pernambuco Bahia (PEBA) e presta assistência às gestantes de 53 municípios. Em 2019 o hospital registrou o nascimento de 4.906 crianças e somente nestes dois primeiros meses de 2020 foram registrados 725 partos.

As gestantes participaram de uma roda de conversa que contou com depoimentos da enfermeira obstetra da Maternidade Adriana Loiola, da parteira Everilda Nunes e da psicóloga e superintendente de gestão de pessoas da SESAU Lorena Pesqueira. Elas falaram sobre a importância do autoconhecimento enquanto mulher, sua aceitação e os desafios, prazeres e evoluções enquanto mulher ao se preparar para uma gestação e o renascimento da mesma durante o parto.

Moradora da cidade de Uauá, Lindinalva Oliveira da Silva está em sua segunda gestação e descreve sobre a importância do evento. “É um nascimento duplo, desde a gestação até o parir. Sem dúvida não há palavras certas que consigam descrever exatamente o que eu, enquanto mulher e mãe, sinto quando estou acompanhando a evolução dos meus filhos, do gestar ao parir. O amor transforma, nos faz renascer”, pontuou.

Outra parturiente que participou da roda de conversa foi a moradora de Juazeiro, Laiane da Silva Oliveira. “Essa é minha terceira gestação, e só tenho a dizer que o momento mais significativo da minha vida enquanto mulher é poder gerar nova vida dentro de mim. Acredito no ‘renascimento’ da mulher quando ela tem seu filho. São vivências diferentes, situações e emoções inexplicáveis. Este é um momento de grande valor e significado para nós”, descreveu.

A psicóloga e superintendente de Gestão de Pessoas da SESAU, Lorena Pesqueira falou sobre o ‘renascimento’ da mulher. “Este momento é significativo em cada parto para a mulher. Ressaltamos aqui ainda a importância dessa vida, onde muitas vezes a partir da troca de experiências ajuda a se reconstruírem e se entenderem como mulher”, explicou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro