Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Gestantes conhecem serviços do Hospital Materno Infantil de Juazeiro através do programa Boas Vindas

ASCOM em 15/fev/2019

Débora Sousa/SESAU

Nesta quinta-feira (14), uma equipe multiprofissional do Hospital Materno Infantil de Juazeiro  recebeu gestantes acompanhadas na Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio. O encontro faz parte do projeto ‘Boas Vindas’ que tem como objetivo preparar as mulheres para o momento do parto e ao mesmo tempo as futuras mamães conhecerem o local que terão seus filhos.

De acordo com a coordenadora de enfermagem do HMI, Waldirene Cunha, a ação é inspirada em diretrizes da Rede Cegonha. “É uma estratégia para levar mais informação para as mulheres que fazem o acompanhamento pré-natal na Unidade Básica de Saúde e que irão ter o filho na Maternidade. Durante esses encontros elas conhecem o trabalho que é desenvolvido aqui e tiram suas dúvidas sobre como se preparar para o trabalho de parto”, explica Waldirene Cunha.

As atividades do projeto são divididas em dois momentos. Durante um deles que é realizado todas as quintas-feiras a partir das 9h30, na Maternidade, as gestantes conhecem o trabalho desenvolvido no local e como acontece o acompanhamento desde o momento da triagem até o trabalho de parto. O outro momento é a visita da equipe da Maternidade nas Unidades Básicas de Saúde, com a promoção de uma roda de conversa que tira as dúvidas das gestantes sobre a gestação, amamentação e outros temas.

A pedagoga Viliane Souza está em sua segunda gestação e já participou de dois encontros com a equipe. “É muito importante um projeto como este, pois precisamos conhecer para saber como funciona. Conheci as salas de parto e gostei da unidade, fui bem acolhida pelos profissionais e estou ansiosa para ter meus filhos nos braços”, explicou.

Além de apresentar a unidade, foram repassadas às mães informações sobre a documentação que deve ser levada para o dia do internamento, papel do acompanhante, métodos não farmacológicos para alívio da dor, posições que favoreçam o parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido. Quem desejar conhecer os serviços pode procurar o HMIJ na quinta-feira informando que quer participar do programa Boas Vindas.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro