Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Fundação Abrinq realiza visita técnica em duas Escolas de Educação Infantil em Juazeiro

ASCOM em 13/mar/2020

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Representantes da Fundação Abrinq – Programa Prefeito Amigo da Criança, acompanhados da equipe da Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, realizaram nesta quinta-feira (12), uma visita técnica nas Escolas de Educação Infantil – EMEIs, Leni Lopes e Vanda Guerra, em Juazeiro.

O objetivo da visita foi conhecer in loco as ações da gestão municipal e os principais serviços da Educação, Saúde e Social nos últimos quatro anos, voltados às crianças e adolescentes, já que o município concorre a 6ª edição do Prêmio Prefeito Amigo Criança. Este Programa busca mobilizar e apoiar tecnicamente os prefeitos (as) e suas equipes na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Antes da visita às unidades escolares, os técnicos da Fundação Abrinq Augusto Guimarães e Sérgio Filho participaram de uma reunião com a secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves, a articuladora municipal, Miranery Amorim e o coordenador da Casa dos Conselhos, Rossevelt Duarte, onde foram apresentados as ações e os projetos desenvolvidos na Educação na rede municipal de ensino.

A secretária da pasta pontuou que Juazeiro conseguiu avançar muito na Educação nos últimos anos, a exemplo do IDEB, que passou 2.7 para 5.4, a construção novas EMEIs, o que possibilitou a ampliação no atendimento na educação infantil, de 3 mil para 12 mil alunos, a reforma e climatização de 110 unidades escolares, das 137 existentes, diminuição da evasão escolar, entre outros avanços.

“Queremos agradecer a Fundação ABRINQ por este importante Programa e reforçar que o prefeito Paulo Bomfim tem trabalhado incansavelmente na promoção de uma educação de qualidade e inclusiva, com garantia de acesso em todas as etapas da educação básica e na qualidade de vidas das crianças e adolescentes da nossa cidade”, afirmou Lucinete.

Acompanhados pela articuladora, Miranery Amorim, os técnicos da Fundação Abrinq conheceram inicialmente a estrutura e o funcionamento da EMEI Leni Lopes, no bairro Piranga I e em seguida a EMEI Vanda Guerra, no Residencial São Francisco. “Durante a nossa conversa com a secretária de Educação, tivemos uma impressão positiva. Ela falou sobre muitos avanços, algumas dificuldades enfrentadas, e ficamos muito satisfeitos em saber que Juazeiro implementou um sistema de unificação de vagas, onde os pais podem fazer a matricula online, com mais tranquilidade. Na visita conhecemos as salas de aula, a estrutura geral das unidades, conversamos um pouco com os professores, merendeiras, coordenadores, verificamos na prática como as ações estão ajudando a melhorar os indicadores sociais das crianças”, explicou Sérgio Filho.

Ao realizar a adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança, os gestores municipais se comprometem a priorizar crianças e adolescentes em seus mandatos, fortalecer os Conselhos, ampliar os mecanismos de transparência- entre outras ações. Durante um período de 04 anos, os prefeitos contam com o suporte técnico da Fundação Abrinq e com metodologias específicas para planejamento e análise de orçamento público, além de indicadores e recomendações sobre as políticas municipais de educação, proteção social e saúde. Juazeiro é um dos 190 municípios baianos que aderiu ao Programa.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro