Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Funcionários da SESAU Juazeiro participam de oficina para o fortalecimento da educação profissional técnica em saúde

ASCOM em 07/ago/2019

Priscila Guedes/ SESAU

Na manhã desta quarta-feira, 07, servidores da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) participaram da Oficina Regional de Educação Profissional em Saúde, que aconteceu no Campus da Univasf, em Juazeiro e contou com a participação de quarenta profissionais da saúde, entre gestores municipais, coordenadores da Atenção Básica, coordenadores de Educação Permanente e representantes dos Núcleos Regionais de Saúde. O objetivo foi capacitar os trabalhadores em saúde para que multipliquem as orientações como os demais servidores e assim melhorar o atendimento à população.

Durante a oficina, realizada pela Superintendência de Recursos Humanos da Saúde/SUPERH, por meio da Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis/ESPBA, foi apresentada a proposta do novo desenho do Curso de Formação Técnica de Agentes Comunitários de Saúde, já pactuando a logística para implantação e execução das turmas do Módulo II e III, visto que o primeiro módulo do curso foi executado no município, no ano de 2010.

A superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro e também participante da oficina, Tatiane Malta, considera que quanto mais qualificados os profissionais de saúde, melhor a assistência prestada nas visitas à população. “O município de Juazeiro aderiu e abraçou essa proposta. E nós estaremos em parceria com o Estado, organizando um cronograma de execução, de como será executada de maneira prática esta formação permanente. Isso só nos trará benefícios, pois é o verdadeiro sentido de investir em promoção da saúde. Quem ganha com isso é a sociedade”, pontuou.

Para a odontóloga e representante da ESPBA, Gláucia Esteves, os participantes dessas oficinas que acontecem durante o ano, em toda a Bahia, se tornam multiplicadores em seus municípios. “Vemos aqui como os técnicos poderão implementar os cursos propostos e o segundo passo é fazer essa formação, que no total são três módulos. A idéia é que após essas oficinas os participantes atuem como docentes nas turmas e realizem outras oficinas com os profissionais de saúde, iniciando assim, junto com a Escola de Saúde, os módulos para formação”, afirmou Gláucia.

Ela diz ainda que, “todo ato, toda ação na saúde que promove a saúde, que traz prevenção, é um ato positivo, pois evita o adoecimento da população como um todo. Então a formação e qualificação é muito importante, inclusive para o servidor que trará melhorias, até mesmo para o seu currículo pessoal”, afirma a Superintendente de Vigilância em Saúde. Ao final, os servidores recebem certificado, atestando a capacitação.

A Gerente de Educação Permanente de Juazeiro, Clenilda Ananias, afirma que essa modalidade de educação permanente e formação para os profissionais é muito importante para o município. “A oficina nos trouxe uma proposição muito importante referente à requalificação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, ainda mais com esse avanço da proposta de um curso de formação técnica. Serão ferramentas e conhecimentos que irão agregar mais valor para essas duas categorias, que são tão importantes na produção da saúde coletiva do nosso município, fortalecendo ainda mais a nossa missão de prestar um serviço ainda mais qualificado para nossa população”, concluiu.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro