Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Fiscalização para que comerciantes cumpram decreto que combate o coronavírus segue nos distritos de Juazeiro

ASCOM em 27/mar/2020

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) tem intensificado a fiscalização do funcionamento do comércio, que está impedido de abrir as portas desde a última terça-feira (24) para tentar impedir a proliferação do coronavírus na cidade. Pelo decreto assinado pelo prefeito Paulo Bomfim, o comércio deve suspender o atendimento presencial, mas pode manter seus serviços de vendas pela internet.

Na tarde desta quinta-feira (26) as equipes de fiscalização da SEMAURB percorreram os distritos de Massaroca, Carnaíba e Juremal, momento em que orientaram os comerciantes que não estavam cumprindo as orientações do decreto. “As equipes estão trabalhando os três turnos para garantir o cumprimento do decreto. Queremos deixar claro que nosso papel nesse momento não é o de multar, mas sim orientar e conscientizar os comerciantes sobre a atual situação que todo o país vive e como podemos ajudar nesse combate, cumprindo as medidas estabelecidas”, esclarece o coordenador de ordenamento urbano, Marcos Leite, acrescentando que se a partir das orientações dadas os comerciantes persistirem no descumprimento “aí sim serão multados”.

Para a comerciante Erialda Silva, proprietária de um bar no distrito de Massaroca, embora a medida seja difícil por impactar a economia, a saúde é prioridade. “Se é para o bem saúde e pela preservação de vidas precisamos fazer esse sacrifício. Temos que ter consciência de que vai ser difícil, podemos ter uma recessão, mas temos que evitar. De que vai adiantar mantermos o comércio aberto e nossa renda garantida se o preço pode ser a perda da vida”, disse a comerciante.

A medida não vale para supermercados, padarias, farmácias, comércios de insumos e defensivos agrícolas e postos de combustíveis. Mas esses estabelecimentos deverão intensificar as ações de limpeza, além de disponibilizar álcool gel para os clientes. Também deverão manter distanciamento entre os clientes em um metro.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro