Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Fiscalização de comércio ambulante é intensificada em Juazeiro para combater a proliferação do coronavírus

ASCOM em 16/abr/2020

Por Gardennia Garibalde/SEMAURB

Em mais uma ação de fiscalização do cumprimento às medidas de combate ao coronavírus, as equipes de fiscalização da Prefeitura de Juazeiro compostas por servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e da Guarda Civil Municipal fiscalizaram nesta quarta-feira (15), pontos estratégicos de comércio ambulante na cidade. Entre eles as rotatórias do Mercado do Produtor, localizadas entre a BR-235 e a BA-210, pontos de aglomeração constante por conta da comercialização ambulante.

Além de orientar e dispersas os comerciantes informais a equipe de fiscalização interditou a área a fim de coibir novas aglomerações. “Por ser uma área em que a população está persistindo no descumprimento optamos por isolar, para assim coibir a aglomeração constante e através do diálogo vamos conscientizando os comerciantes”, explica o coordenador de ordenamento urbano, Marcos Leite.

A comerciante informal Maria Constantina afirma que depois das orientações recebidas passou a ter mais informações. “Aqui o pessoal sempre fala desse assunto com muita brincadeira, ficamos sem saber o que realmente é verdade. A partir do momento que vemos profissionais orientando, passamos a ter mais consciência de toda a situação. É difícil para de trabalhar, mas é muito necessário para nos mantermos vivos e com saúde”, disse a comerciante.

De acordo com o titular da SEMAURB, Gilson Araújo, as equipes de fiscalização estão percorrendo toda a cidade para assegurar o cumprimento do decreto de fechamento do comércio. Muitos comerciantes compreendem a situação e estão colaborando. Nosso papel no primeiro momento é o de orientar uma vez que nem todos têm conhecimento dos decretos, mas caso persistam vamos autuar. Não é nosso desejo ter que chegar a esse ponto, mas caso seja necessário será feito, pois o que está em foco é o combate ao Coronavírus ”, salienta o secretário Gilson Araújo.

Em caso de denúncias as pessoas poderão ligar para os números (74) 3612-3583, 99198-3908, 98808-6818 e 153. Os comerciantes que já receberam as orientações das equipes de fiscalização e se persistirem com o descumprimento dos decretos, serão autuados e podem ser multados, uma vez que os decretos têm como base o Código de Policia Administrativo – lei nº 018/2016. Os valores das multas podem variar de R$ 133,00 a R$ 2.660,00.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro