Juazeiro/BA, 23 de outubro de 2020


Covid-19

Fiscalização da SEMAURB na área bancária contribui para evitar aglomeração

ASCOM em 01/abr/2020

Por Gardennia Garibalde/SEMAURB

Com objetivo de evitar aglomeração de pessoas, a fim de impedir a propagação do novo coronavírus (Covid-19), os fiscais do setor de ordenamento urbano em parceria com a Guarda Civil Municipal da Prefeitura de Juazeiro têm vistoriado diariamente os locais de grande fluxo de pessoas, autorizados a funcionar, como por exemplo, o setor bancário. Nesta quarta-feira (1º), os fiscais atuaram em algumas agências bancárias e mais uma vez orientaram funcionários e responsáveis pelos bancos, bem como a população.

A iniciativa tem como objetivo fazer cumprir as medidas estabelecidas nos decretos municipais (nº 241, 266, 272 e 278/2020). “Temos recebido denúncias diárias relacionadas a aglomerações na área bancária e também nas lotéricas e, nesse momento, nosso papel é de orientar. Muitos estabelecimentos estão colaborando, mas os que persistem, passarão a ser autuados. A multa mínima é de R$ 133,00 podendo chegar a R$ 2.660’, explica o coordenador de ordenamento urbano da SEMAURB, Marcos Leite.

A dona de casa Maria Aparecida Silva era uma das inúmeras pessoas que estavam na fila da agência central da Caixa Econômica e, segundo ela, a população precisa se conscientizar e fazer a sua parte. “As notícias sobre a condução do prefeito para enfrentar esse mal que vem abalando todo o mundo são de domínio público. Estamos vendo a fiscalização fazer sua parte, os funcionários dos bancos tentando organizar, agora cabe ao povo também fazer sua parte, pois tudo isso é para preservar a saúde de toda a população, inclusive essa que está aqui”, declarou.

Desde a publicação do primeiro decreto as equipes de fiscalização estão nas ruas, e até o momento cerca de 300 estabelecimentos comerciais, da sede e interior, foram orientados a fechar suas portas e suspender o atendimento. De acordo com o decreto 278/2020 assinado pelo prefeito Paulo Bomfim e publicado nesta segunda-feira (30), ficou prorrogado por mais 180 dias o início da vigência do Decreto nº 241, de 17 de março de 2020, que declarou Situação de Emergência em Saúde Pública, no âmbito de todo o território do Município de Juazeiro, em decorrência do novo coronavírus (COVID-19) e das incidências de H1N1 nesta cidade.

Já o fechamento do comércio em geral segue até o dia 13 de abril de 2020, mantendo abertos apenas farmácias, supermercados, mercadinhos, padarias, açougues, casas de ração animal, lojas de defensivos e insumos agrícolas, lojas de material hospitalar, produtos de higiene e limpeza, depósitos de água e de gás de cozinha, casas de material de construção, feiras livres e mercado municipal, bem como postos de combustíveis, preservando em todos os casos, o distanciamento e limite mínimo de pessoas em cada ambiente.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro