Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Festival de Danças Negras é realizado com apoio do Programa Usina Cultural

ASCOM em 11/dez/2018

Por Ramáiana Leal/ SECULTE

Programa Usina Cultural da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, foi realizado nesta segunda-feira (10), no Centro de Cultura João Gilberto, o 1° Festival de Danças Negras. O evento faz parte do programa Caldeirão Cultural do Colégio Estadual Cecílio Matos.

A apresentação aconteceu diante de um teatro lotado e o ex-aluno do Cecílio Matos, Erisson Dias, ficou encantado com o que viu. “Mesmo não sendo mais aluno da escola, fiz questão de prestigiar e quase não consigo entrar, porque quando cheguei já estava muito cheio. Mas achei tudo muito bonito, todas as apresentações. A dança negra foi especial pra mim, achei linda a apresentação”, disse.

Para o professor e agente cultural Antônio Carvalho, o 1°Festival de Dança Negra é necessário para discutir as questões raciais, na dança, e pensar também o fomento da dança em Juazeiro. “É preciso haver a problematização desses corpos dançantes, que são na maioria corpos negros, já que mais de 70% da população juazeirense se auto declara negra. O Edital Usina Cultural é extremamente necessário para o fomento da produção cultural da nossa cidade. Esperamos que o Prefeito Paulo Bomfim mantenha o Usina no próximo ano, pois é necessário para potencializar a ação de produtores e artistas locais”, afirma.

O gerente de cultura do município Ramon Ranieri, estava na platéia e parabenizou a produção do evento. “O Usina Cultural não financia as produções culturais, mas é um incentivo de fomento e a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, se orgulha de apoiar projetos como esse é parabeniza a todos os envolvidos”.

Com o investimento de R$100 mil, o Usina Cultural teve 22 projetos selecionados nos segmentos de teatro, dança, literatura, audiovisual/artes visuais, manifestações populares e circo. Desses, onze já foram finalizados, cinco estão em execução e seis projetos ainda serão executados.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro