Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Feira Social levou várias ações à comunidade do distrito de Mandacaru I

ASCOM em 29/abr/2019

Débora Sousa/Sesau e Fabina Diniz/Sedes

Os moradores do distrito Mandacaru I receberam, no último sábado (27) a Feira Social, realizada em homenagem aos 46 anos da Escola Municipal Celso Cavalcante de Carvalho. O prefeito Paulo Bomfim esteve presente ao evento que reuniu ações da secretarias da Saúde (Sesau) e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

“A comunidade do Mandacaru está de parabéns pelo aniversário dos 46 anos da Escola Municipal Celso Cavalcante de Carvalho. A nossa gestão trouxe diversos serviços para a Feira Social e a população ficou bastante satisfeita com os atendimentos da Secretaria de Saúde e da Sedes. Foi muito positivo e uma grande alegria comemorar essa importante data aqui neste tradicional distrito junto com os moradores e ainda oportunizar a eles mais uma grande ação da nossa equipe”, avaliou Paulo Bomfim.

Entre os serviços ofertados pela Sesau estavam: aferição de pressão, teste de glicemia, orientações nutricionais, orientações com educadores físicos do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), vacina e orientações sobre escovação e cuidados com a saúde bucal. Equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ministraram palestra e realizaram algumas manobras para salvar vida.

A equipe do SAMU abordou os temas: ‘Sou amigo do SAMU: não passo trote’ e ‘Aprendendo a socorrer’. De acordo com a diretora do SAMU, Lara Ramos, as atividades indevidas de trote acabam por prejudicar os serviços. “Essa atividade é uma das alternativas para diminuir o número de trotes, principalmente de crianças e adolescentes, que é quem mais aciona o 192 de forma indevida”, pontuou. De janeiro a março o SAMU registrou 7.426 ligações, destas 531 foram trotes, chegando a um percentual de 7% de registros de trotes.

Para a agricultora Maria Francisca de Oliveira Feitosa (77 anos) foi uma oportunidade a mais para cuidar da saúde. “Aferi pressão, fiz o teste de glicose, depois passei na nutricionista. Eu estava precisando conversar com uma nutricionista, mas não tinha condições de procurar uma e vindo até aqui já me ajudou muito. Mostrei meus exames e já sai com as orientações e o cardápio”, expressou.

Para a Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro “é um prazer imenso ter nossos serviços de saúde inseridos em eventos como este. É uma troca de informações e saberes que pode salvar vidas. Somos parceiros e sempre que somos convidados vamos para as comunidades ministrar palestras e oficinas tanto de primeiro socorros, como cuidados e prevenções de doenças”, finalizou.

A coordenadora do fundamental II da escola, Neide Oliveira, fala da importância dos serviços dentro da escola. “A secretaria de educação lançou um projeto intitulado ‘Minha escola, Meu lugar’ onde trabalhamos o resgate da história da escola. É importante que os alunos recebam essas orientações ligadas à saúde, a exemplo das noções de primeiros socorros e ao efeito dos trotes ao Samu”, concluiu Neide.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) levou equipes do Bolsa Família, Programa Criança Feliz, dos CRAS e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Foram oferecidos ainda serviços como atualização cadastral, transferência e cadastro novo do Bolsa Família, orientações para acesso a políticas públicas, encaminhamento para emissão de segunda via de documentos, além de acompanhamentos com equipes do Criança Feliz, psicólogos e assistentes sociais dos CRAS.

A secretária Cida Gama destacou a importância em facilitar o acesso da população aos serviços disponíveis no município. “É essencial levar ações como esta com os serviços ofertados pelo município para perto das comunidades, principalmente para as mais afastadas da sede. Isso aproxima a comunidade e demonstra o cuidado da gestão para com a população. Parabenizo ao prefeito Paulo Bomfim por mais esta iniciativa e é sempre um prazer poder contribuir com o acesso do cidadão às políticas públicas”, afirmou.

 

 

 

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro