Juazeiro/BA, 04 de dezembro de 2020


Covid-19

Feira semanal de produtos orgânicos será instalada em Juazeiro

ASCOM em 07/jul/2017

Lene Radina/ASCOM ADEAP

A equipe do setor de agricultura da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), realizou na tarde desta quinta-feira (6), na Horta Povo Unido, no bairro João Paulo II, em Juazeiro, reunião com as associações de produtores de orgânicos de Juazeiro e Petrolina para tratar da realização da Feira de Orgânicos no município.

A feira que terá periodicidade semanal (todas as quintas-feiras, das 16h às 20h), e será realizada a ‘priori’ na Praça da Bandeira, tem previsão para início na segunda quinzena do mês de agosto. “Em Juazeiro, já existem produtores certificados para agricultura orgânica, porém esses agricultores não possuem um local fixo para a comercialização do seu produto. A população em geral desconhece a produção orgânica local e acaba comprando produtos mais caros vindos de outros Estados. Com o apoio da certificadora ABC Orgânicos, da Comissão da Produção Orgânicos da Bahia CPOrg/BA e produtores da região, iremos possibilitar a concretização desse projeto”, explicou o superintendente de agricultura da ADEAP, Jefferson Gonçalves.

O espaço contará com 30 barracas padronizadas, distribuídas regularmente naquele ambiente. Cada barraca ocupará espaço físico de 3m² e estará de acordo com as normas de produção e comercialização de produtos orgânicos.  “Técnicos da ADEAP farão o papel de agentes multiplicadores do projeto, que tem como função implantar, coordenar, fiscalizar e assegurar o bom andamento da feira, conscientizando os produtores a recolher os resíduos gerados e aproveitá-los”, explicou Jefferson.

Para Jovita da Silva, presidente da Associação Rural da Horta Comunitária João Paulo II, a concretização da feira é um grande avanço para os produtores de orgânicos da região. “Todos os membros da nossa associação possuem hoje a certificação e a feira irá possibilitar a comercialização de forma organizada, legal e periódica dos nossos produtos, bem como oportunizar a certificação acessível a quem ainda não possui. Essa é uma grande conquista para o nosso setor”, informou.

A feira além de agraciar os produtores de Juazeiro, se estenderá aos produtores de Petrolina. “A ADEAP conheceu a nossa associação em Petrolina e nos convidou para integrar o projeto da feira, possibilitando maior visibilidade aos nossos produtos. Estamos gratos e felizes com essa iniciativa”, afirmou a presidente da Associação de Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (APROVASF), Maria Alzira Barros.

O espaço onde será realizada a feira será sempre entregue limpo, nas mesmas condições que foi fornecido, sendo reutilizados os restos de frutas, verduras e legumes para o preparo de compostagem retornando na forma de adubo para as plantas.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, o projeto além de possibilitar que agricultores negociem seus produtos com consumidores, também permitirá à concretização de contatos vantajosos e duradouros. “A feira de produtos orgânicos de Juazeiro terá por finalidade comercializar, estabelecer e expandir oportunidades dentro do setor produtivo da agricultura orgânica que ainda está em ascensão na região”, informou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro