Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Abóbora reúne grande público na sua primeira edição

ASCOM em 12/nov/2018

Lene Radina/ADEAP

A 1ª Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Abóbora,     que aconteceu no último final de semana, contou com grande presença de público e foi um sucesso. Na ocasião, o prefeito Paulo Bomfim agradeceu a todos os parceiros pela realização do evento. “Quero agradecer ao IRPAA, à Mineração Caraíba, ao STRJ e, em especial, à comunidade de Abóbora. Essas parcerias são muito importantes tanto no aspecto econômico quanto no envolvimento que potencializa ainda mais esse projeto das feiras de caprinos. A Prefeitura, mediante a equipe da ADEAP, vem fazendo um trabalho muito forte na organização e no fomento da cadeia produtiva da caprinovinocultura”, frisou o prefeito.

A Feira de Abóbora contou com a participação de cerca de 60 expositores e uma média de 400 animais, entre caprinos e ovinos. O presidente da Associação Comunitária de Angical, Ricardo Bonfim, falou da parceria. “Esse era um sonho da comunidade que agora conseguimos realizar através de parceiros importante como a Prefeitura de Juazeiro. Já somos um sucesso e estamos gratos e satisfeitos, pois a Feira veio para alavancar a economia do distrito, tanto na comercialização de caprinos como nos produtos da agricultura familiar”, destacou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, a feira foi uma determinação do prefeito Paulo Bomfim, bem como um pedido antigo da comunidade. “Estamos realizando uma grande feira com a presença de muitos produtores, fazendo a integração de duas cidades importantes Juazeiro e Jaguarari e possibilitando a difusão de conhecimentos e tecnologias”, observou.

Para Rosangela de Almeida Soares, integrante de um grupo de produtores de alimentos à base de palma e Moringa do distrito de Pinhões, o evento oportunizou a divulgação de suas iguarias. “Os produtores da região sempre utilizaram a palma e a moringa como forragens para a alimentação animal e hoje estamos desenvolvendo outras formas de trabalhar com essas hortaliças para a alimentação humana. Nós produzimos variedades de doces e salgados, além de sucos”, explicou.

O evento teve o objetivo de proporcionar aos produtores oportunidades de negócios que englobe todo o segmento comercial local, melhorando com isso a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores. Euclides Guimarães Filho, criador de ovinos da raça Rabo Largo, do município de Jaguarari, falou sobre a adaptação do animal à região.

“O rabo largo é um dos animais que mais resiste à seca, pois é um dos únicos que possui uma grande porcentagem de gordura. Além disso, a carne do animal é de excelente qualidade. Hoje optei por trazer animais dessa raça e estou muito feliz com a integração de diferentes municípios na feira de Abóbora. A prefeitura de Juazeiro e os produtores estão de parabéns”, disse.

Para o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), realizar a feira de Abóbora foi um desafio compensador. “O distrito está localizado em uma área de produção de caprinos e ovinos, numa região privilegiada. A Feira surge de uma forma muito positiva, pois teve uma considerável quantidade de animais e grande participação da população”, disse.

O evento contou com a parceria da ADAB, IRPAA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), UNIVASF, UNEB, Polícia Militar, Cesol, Mineração Caraíba, Sebrae, COOAFJUR, Central da Caatinga, FETAG e Polícia Militar.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro