Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Feira de Caprinos e Ovinos de Massaroca apresenta inovações em sua décima edição

ASCOM em 14/ago/2017

Lene Radina/ASCOM ADEAP

Cinquenta criadores de cabras e ovelhas participaram como expositores na X Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Massaroca, 62 km de Juazeiro. A feira que é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e do Comitê das Associações Agropecuárias de Massaroca (CAAM), atraiu pessoas de vários municípios baianos, superando as expectativas dos organizadores.

Segundo Josevane Santos, presidente do Comitê das Associações Agropecuárias de Massaroca (CAAM) as feiras anteriores eram voltadas basicamente para o melhoramento genético com ênfase para a comercialização de matrizes leiteiras e essa foi também direcionada à comercialização de carne. “O produtores estão com dificuldade de vender seus animais de corte, por isso passamos a dar uma atenção especial a eles”, destacou.

O produtor Marcos Paulo Soares que expôs animais da raça Dorper, destacou a importância do evento. “Participar dessas feiras é de grande importância, pois é uma oportunidade de expor os animais e mostrar que a nossa região tem um potencial incrível, além de ser vitrine para exemplares de diversas raças”, observou.

A feira comunitária, uma iniciativa da ADEAP e que integra o projeto Juazeiro Empreendedor, tem oportunizado a divulgação e comercialização dos pequenos empreendedores da sede e do interior de Juazeiro. A vendedora de doces, bolo e queijos, Eliene Nunes Barbosa disse que “essa é a primeira vez que comercializo os meus produtos na feira de caprinos e estou animada, pois as pessoas além de comprarem, encomendam os produtos e pegam o meu contato para futuros negócios”, disse.

Já Sonaíra Soares de Siqueira integrante da Associação de Mulheres Produtoras de Massas e Doces de Massaroca, destacou o trabalho realizado pelas associadas. “São 20 associadas unidas há oito anos na produção de doces, biscoitos e sequilhos para o sustento das famílias. Comercializamos os nossos produtos na sede e no interior do município”, observou.

Para o diretor de pecuária da ADEAP e organizador do evento, José Wilson Chaves (Chaveco), “a introdução do empreendedorismo, o encontro da juventude, a qualidades dos animais e a alta estima do produtor tem feito o diferencial para essa décima edição. Esse é um projeto consolidado, que cumpre o seu papel sócio-econômico e cultural, e proporciona o encontro dos produtores, a troca de experiência e a difusão de conhecimento e tecnologia”, afirmou.

“A prefeitura municipal de Juazeiro tem se empenhado muito em fortalecer a cadeia de caprinos e ovinos da nossa região. Os produtores têm melhorado seu rebanho, investido em novas tecnologias, na melhoria do rebanho leiteiro e de corte. Uma das características da feira é que vai do artesanato à comercialização de comidas, e essa potencialidade é construída a partir do desenvolvimento rural sustentável”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix.

Nessa edição a feira contou com a participação de 300 animais, sendo 165 caprinos e 135 ovinos. Vale destacar que a feira também teve o apoio do Banco do Nordeste, Governo Federal, ADAB, Sebrae, UNIVASF, IRPAA, STRJ, COOAFJUR, UNEB, ADAC, Mercadinho Massaroca, Policia Militar, Rádio Juazeiro Cesol, Constesf entre outros.

 

 

 

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro