Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

Família do Antônio Guilhermino é a segunda a receber casa adaptada pelo programa Transformar

ASCOM em 02/maio/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

A segunda casa adaptada do Programa Transformar foi entregue pelo prefeito Paulo Bomfim, pela secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama e pelos engenheiros da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) à Dona Firmina, que perdeu a visão há 12 anos.

Moradora do bairro Antônio Guilhermino, D. Firmina ficou emocionada ao entrar na nova casa. Desde que perdeu a visão, ela e o esposo são acompanhados pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do João Paulo II onde participam de oficinas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e tem toda orientação necessária pra uma melhor qualidade de vida.

“Desde que tomamos conhecimento da condição de vida de dona Firmina, fazemos todo trabalho de atendimento e de acompanhamento da família. Encaminhamos sua documentação solicitando o Benefício de Prestação Continuada (BPC) junto ao INSS, que logo foi concedido, e pensando ainda no bem estar dela a encaminhamos para SCFV onde ela tem contato com outros idosos e demonstra sempre uma alegria de viver muito grande que contagia todos a sua volta”, ressaltou a diretora de Proteção Básica, Rosângela Mesquita.

O prefeito Paulo Bomfim destacou a implantação do programa que beneficia pessoas com deficiência do município. “É uma alegria poder transformar a vida das pessoas. Percebemos a satisfação no semblante delas em ver sua casa remodelada, modificada, com mais acessibilidade proporcionando mais comodidade. O Transformar foi criado justamente com o propósito de melhorar a acessibilidade interna e transformar a vida das pessoas. Agradeço a equipe da SEDES que acompanhou de perto todo o processo desde o início e a equipe da SEDUR com engenheiros e arquitetos que trabalharam dia a dia para que esse momento acontecesse”, ressaltou o prefeito.

O ‘Transformar’ que foi lançado pelo prefeito Paulo Bomfim em 2017 é financiado com recursos municipais e ao longo do ano contemplará 16 famílias. O programa surgiu a partir da orientação do governo de cuidar das pessoas, atua nas áreas com população em situação de vulnerabilidade social. “É um programa que atende a pessoas com deficiência de locomoção proporcionando mais segurança no dia a dia. A prioridade é dar mais qualidade de vida a quem mais precisa”, afirmou a secretária Cida Gama.

As casas são adaptadas possibilitando mais acessibilidade para os beneficiados. Dentro das adaptações realizadas pelos engenheiros estão: a inclusão de piso antiderrapante, ampliação de banheiros com bases de apoio, melhoria na estrutura possibilitando mais ventilação, além de pintura e instalações elétricas, sempre priorizando a deficiência do morador.

A segunda residência entregue, localizada no bairro Antônio Guilhermino recebeu adaptações voltadas para a necessidade de Dona Firmina. “A gente procurou fazer rampas, eliminar os degraus para evitar tropeço, usamos corrimão guia no quarto e na sala, assento no banheiro e todo aparato voltado para a deficiência da dona Firmina”, destacou Joab Aragão, engenheiro responsável pela obra.

Dona Firmina e seu João de Deus, inseparáveis durante todo o processo, desde a inscrição no programa até a entrega, não escondiam a felicidade. “Estou muito satisfeito, muito feliz e minha esposa também. Agradeço ao prefeito por tudo que foi feito e desejo que cada vez mais continue mudando a vida das pessoas, principalmente, dos deficientes. Precisamos de mais pessoas assim como ele”, disse seu João. Dona Firmina completou o esposo. “Acho que foi Deus que mandou essa alegria para mim. Estou muito feliz e tudo vai melhorar nosso dia a dia”, falou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro