Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Prefeitura de Juazeiro participa do primeiro Congresso Internacional em Extensão Rural e Desenvolvimento

ASCOM em 30/out/2017

Lene Radina/ ADEAP

 

Representando o prefeito Paulo Bomfim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) Tiano Felix, participou no último sábado (28), na UNIVASF em Juazeiro, da cerimônia de abertura do primeiro Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento – CIIERD 2017. O evento que será encerrado nesta segunda-feira (30) tem o objetivo e função de promover o intercâmbio técnico, científico e a discussão sobre os desafios do desenvolvimento rural – resistências, modos de vidas e sustentabilidades.

 

A cerimônia contou com a presença de representantes de comunidades tradicionais, indígenas, agricultores familiares, Prefeitura Municipal de Juazeiro, UNEB, Sebrae, IRPAA e Univasf. “Esse é um momento de grande aprendizagem para todos nós. Esse evento traz dois grandes temas, o debate da extensão rural e o debate do desenvolvimento como um todo, precisamos construir uma sociedade diferenciada, de forma participativa e democrática”, declarou o titular da ADEAP Tiano Felix.

O Reitor da Univasf, Juliani Tolentino, confessou estar “lisonjeado por ter a universidade cheia de povo”. “Espero que ao final do evento possamos comemorar o sucesso de todos os esforços aqui reunidos”, frisou. Na ocasião, a UNIVASF formalizou seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda de ações estabelecida em 2015, composta por 17 objetivos a serem cumpridos pelos países até o ano de 2030.

 

Para o Coordenador Institucional do IRPAA, Tiago Pereira “a reunião de todos os atores presentes inspira participar desse evento que dá ênfase a extensão rural e o desenvolvimento. Esse é um grande momento”, disse. O CIIERD conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, e é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal do Vale do São Francisco – PPGExR/UNIVASF em parceria com a UNEB, IF Sertão PE, Embrapa Semiárido, IRPAA, CAR projeto Pró Semiárido – Governo da Bahia, Codevasf, Sebrae.

De acordo com a agricultora familiar Viviane Paiva, da comunidade de Frade, no município de Curaçá – BA, o apoio das organizações governamentais, instituições de ensino e do governo, tem contribuído muito para o desenvolvimento do homem do campo. “A assistência técnica tem nos fortalecido muito, e o apoio que recebemos de todas as instituições tem colaborado para a melhoria da nossa qualidade de vida”, declarou. Paralelo ao congresso, também foram realizados o III Encontro da Agricultura Familiar, II Feira de Empreendedorismo de Mulheres, e a VI Semana de Ciências Sociais.

 

Vale destacar que o evento conta com 1,2 mil participantes inscritos, entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais que atuam em diversas áreas relacionadas à extensão no meio rural. Do total de participantes, destacam-se também 400 agricultores e integrantes de comunidades tradicionais, indígenas e movimentos sociais de cinco territórios que abrangem 57 municípios: Itaparica (PE), Piemonte Norte do Itapicuru (BA), Serra da Capivara (PI), Sertão do São Francisco Bahia e Pernambuco.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro