Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Exército e SAAE dialogam com comunidade de Tanque Novo sobre Operação Carro Pipa

ASCOM em 12/abr/2017

Por Antonio Pedro – Ascom/SAAE

Cerca de 4 milhões de pessoas no Nordeste brasileiro são atendidas pela Operação Carro Pipa, que visa  minimizar os efeitos da seca na região.  No município de Juazeiro, Norte da Bahia, mesmo com todos os investimentos feitos nos últimos anos pelo governo municipal, via Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE,  mais de 21 mil pessoas ainda dependem da água levada pelo carro pipa para beber.

Na última sexta-feira (7) representantes do Exército, do SAAE e da Defesa Civil de Juazeiro estiveram reunidos com moradores da comunidade de Tanque Novo, Distrito de Pinhões,  explicando  a funcionalidade da operação que é de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional e, na região é coordenada pelo Exército Brasileiro, através do 72BI e Defesa Civil dos municípios atendidos.

Segundo o Coronel Marcos Aurélio,  esta é uma operação emergencial e a água deve ser distribuída  de forma igualitária. A ONU estabelece 100 litros de água/dia para cada família e deve ser usada somente para beber. Ainda de acordo como o Coronel, o sistema de distribuição terá mudanças. A partir de agora o “apontador” que é o responsável pela distribuição da água, assim como o pipeiro, não mas assinarão um documento, mas ficarão de posse de um cartão e a água só será entregue mediante a apresentação deste novo instrumento. “Tudo isso é para garantir maior segurança para as famílias cadastradas na Operação Carro Pipa. A fiscalização deve ser feita por todos que vivem o dia a dia das comunidades”, explicou o oficial.

Para o agricultor José Valdivino,  as explicações foram proveitosas. “O que estava faltando  era esse entendimento. Todos precisamos usar a água de maneira correta, se usar direito dá para passar os 60 dias com água em casa”,  disse seu Valdivino.

Representando o Serviço de Água e Saneamento Ambiental, o diretor de divisão do interior do SAAE, Inaldo Loiola, lembrou que o município atravessa um longo período de seca, mas que o SAAE tem adotado medidas para minimizar essa situação. De acordo com Inaldo, a operação carro pipa vem se somar às ações do governo municipal na assistência ao homem do campo. “Sabemos da necessidade de quem mora no interior e,  por isso mesmo  é que o governo  continua investindo na melhoria da qualidade de vida do homem do campao, através das adutoras, poços tubulares e agora o Programa  Água Doce  que, juntos a operação carro pipa tem feito a diferença em todo o interior do município”, reforçou Loiola.

Estiveram presentes também na reunião, o coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Edmilson Duarte e a vereadora Tia Célia.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro