Estudo prevê menor consumo de energia nos sistemas do SAAE

Antonio Pedro, Beatriz Granja (estagiária)- Ascom SAAE

Com objetivo de atuar com um menor consumo de energia no sistema de bombeamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) até os reservatórios, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro está realizando um estudo hidráulico com a implantação de medidores de alta precisão para viabilizar economia em todos os setores. 

De acordo com a engenheira responsável pelo abastecimento de água do SAAE, Adriana Bezerra, foram construídas caixas de inspeção na saída das adutoras da Estação de Tratamento de Água. “A finalidade é realizar medições hidráulicas no sistema de recalque da ETA e um estudo de novas intervenções eficiência, energética e levantamento de dados”, conta ela.

Ela conta ainda que essa pesquisa foi necessária, pois, durante o período de operação dos sistemas, ocorrem variações na demanda e o envelhecimento das estruturas e equipamentos instalados. “Estes fatores alteram o ponto de equilíbrio dos sistemas, resultando em despesas não previstas e que são acumuladas gradualmente”, explica a engenheira.

A pesquisa irá possibilitar a inserção de uma nova modelagem do sistema, o que sugere a redução do consumo de energia, além de esclarecer o investimento na substituição de equipamentos.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo