Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Estudantes realizam plantio de mudas e peixamento na programação do ‘Vire Carranca’ em Juazeiro

ASCOM em 03/jun/2019

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Nesta segunda-feira, 03 de junho, ‘Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco’, os estudantes das escolas da rede municipal de ensino participaram da programação da campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’, na Orla II, em Juazeiro. O evento é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CCBHSF), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro e outras instituições.

Cerca de 400 estudantes visitaram a exposição ‘Conhecendo o Velho Chico’, além de realizarem o plantio de mudas, ao lado do Vaporzinho, e o peixamento na margem do rio. O aluno Antônio Calisto contou que estava ansioso por essa aula especial sobre o Rio São Francisco. “Foi uma aula diferente, onde nós aprendemos mais sobre as carrancas, as lendas e curiosidades sobre o rio. O momento mais legal foi quando plantamos algumas árvores aqui na Orla”, disse o aluno da Escola de Tempo Integral Paulo VI.

Em sua 6ª edição, a campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’ tem como objetivo conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos, além de chamar a atenção para os graves problemas enfrentados pelo Rio e sua Bacia, a necessária e urgente revitalização.

A estudante Aniele Lorrane disse que ficou encantada com a visita. “Foi uma aula muito boa, aprendi muita coisa importante. Todos nós precisamos cuidar mais do nosso rio São Francisco, não jogar lixo, nem esgoto, não desmatar as suas margens. Ele precisa do nosso cuidado e amor”, ressaltou.

Após realizarem o plantio de mudas nativas, com orientação da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), os estudantes foram para o ponto dos caiaques e junto com a equipe da Codevasf soltaram milhares de alevinos no rio São Francisco.

A vice-gestora da Escola Haydee Fonseca, Maria das Dores, destacou a importância da campanha. “As crianças precisam aprender o que deve ser feito para preservar o meio ambiente e, principalmente, o Rio São Francisco que é a maior fonte de vida da nossa região. Essa aula foi maravilhosa, os alunos ficaram encantados em poder devolver milhares de peixes para o rio”, evidenciou.

A superintendente de gestão escolar da SEDUC, Gilmara Lacerda, parabenizou o Comitê da Bacia, a Prefeitura e todos envolvidos no evento. “Os alunos das escolas Terezinha Ferreira, Paulo VI, Haydee Fonseca, Anália Barbosa, Guiomar Lustosa e Argemiro José gostaram muito dessa aula especial. Percebíamos nos olhares deles, atentos a cada informação que recebiam da equipe técnica. Juazeiro está de parabéns pela excelente adesão à Campanha”, finalizou.

Este ano, a campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’ está acontecendo simultaneamente em Juazeiro (BA – Submédio SF), Três Marias(MG–Alto SF), Bom Jesus da Lapa (BA–Médio SF) e Pão de Açúcar (AL–Baixo SF).

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro