Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Especialistas atendem comunidade de Piranga durante 162ª edição da Caravana da Saúde

ASCOM em 17/abr/2019

Gardennia Garibalde/SESAU

A quarta-feira (17) começou diferente para o auxiliar de serviços gerais, Gilmário da Silva (52), que acordou cedo para ir à Unidade Básica de Saúde do bairro Piranga, onde realizou exames laboratoriais, eletrocardiograma e foi consultado por um cardiologista, tudo graças a realização de mais uma edição da Caravana da Saúde. “Hoje estou desempregado e poder ter todo esse atendimento aqui no postinho do bairro, em uma única manhã é muito bom. Facilita nossa vida, pois não temos que ir ao centro. Precisamos de mais iniciativas assim em todos os setores”, disse seu Gilmário.

A Caravana da Saúde é um programa da Prefeitura de Juazeiro, realizado há pouco mais de três anos, através da Secretaria da Saúde (SESAU) que vem reduzindo as demandas reprimidas de atendimentos médicos especializados e realização de exames. Hoje a comunidade de Piranga recebeu a 162ª edição da Caravana, onde foram realizados 209 atendimentos médicos especializados nas áreas de cardiologia, endocrinologia, ortopedia, ginecologia, odontologia, exames como eletrocardiograma e laboratoriais. Além disso foi ofertado serviço de atualização do Bolsa Família pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), que também esteve participando da Caravana com o ônibus do projeto Estação Cidadania.

De acordo com a enfermeira e gerente técnica da Unidade Básica de Saúde de Piranga, Girlene Carneiro, essa é a terceira vez que a unidade recebe a Caravana, que sempre é avaliada de forma positiva pela comunidade. “Com a realização da Caravana conseguimos reduzir a demanda de guias e assim ofertar aos usuários um atendimento de qualidade e com garantia da igualdade e equidade. O programa mais uma vez chega em boa hora à nossa unidade, o que é muito bom para a comunidade, que sempre nos cobra”, explica a enfermeira.

A aposentada Arcanja Alves (73), conta que foi atendida pelo cardiologista e que também fez exames laboratoriais. “É uma oportunidade muito boa, temos um atendimento de qualidade, é como se tivesse em uma clínica particular. E o melhor é que resolvi tudo em uma manhã só”, declara animada dona Arcanja. Já a dona de casa Márcia Souza, que aproveitou a Caravana para realizar consulta com o ginecologista destacou que a celeridade no atendimento é o ponto mais positivo da caravana. “É muito bom não precisar aguardar a marcação das guias, vir ao posto e fazer todos os atendimentos que estamos precisando sem tanta burocracia. É a primeira vez que participo, e aprovei”, destacou a dona de casa.

A médica e vice-prefeita Dulce Ribeiro coordena a Caravana da Saúde desde janeiro de 2017 e semanalmente atende os pacientes na área de cardiologia. “Já são pouco mais de 3 anos realizando a Caravana, onde já alcançamos mais de 37 mil atendimentos, nas mais variadas especialidades médicas e exames. Esse é um programa de governo de sucesso, onde o nosso compromisso no atendimento especializado, realização de exames, acolhimento e atenção com os pacientes é de suma importância para o bom andamento de todo o sistema. É através desse atendimento, de acompanhamento que podemos prevenir muitas doenças”, concluiu.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro