Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Escolas municipais incentivam a leitura dos alunos na 5ª edição do Piquenique Literário em Juazeiro

ASCOM em 24/set/2019

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

As escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro que possuem as turmas dos programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’ iniciaram este mês, a 5ª edição do Piquenique Literário, um projeto que desperta nos alunos o gosto pela leitura, compartilha histórias e realiza momentos de brincadeiras educativas, apresentações teatrais e musicais.

Nesta terça-feira (24), a secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves participou do Piquenique Literário na Escola Ludgero de Souza, no bairro Lomanto Júnior. “A partir dos resultados do Se Liga e Acelera, uma parceria com Instituto Ayrton Senna, os estudantes alcançam resultados que antes não conseguiam, com autonomia na leitura, na escrita e nos conteúdos que não aprenderam na idade certa. Este ano Juazeiro ficou em primeiro lugar na pesquisa que o Instituto realizou entre cinco grandes cidades brasileiras e o impacto do Se Liga na vida escolar dos nossos alunos foi de 80% na aprendizagem, além das habilidades socioemocionais, que só Juazeiro pontuou. Nós só temos que agradecer aos nossos educadores, comemorar os inúmeros avanços e continuar trabalhando pela Educação”, pontou.

O aluno Robert de Souza, de 11 anos, disse que o evento é muito bom para ler vários livros e ter momentos de lazer junto com os colegas. “Sempre que tem o Piquenique eu fico feliz, leio livros sozinho ou com meus colegas, tiro dúvidas com o professor e me divirto bastante”, contou.

O Piquenique está sendo realizado em 26 escolas da sede e interior do município, que trabalham com os programas Correção de Fluxo Escolar, uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, que alfabetiza e recupera a aprendizagem dos alunos atrasados em séries do ensino fundamental, fazendo com que eles saltem até dois anos escolares, ao mesmo tempo em que resgatam a autoestima e desenvolvem outros aspectos socioemocionais. A média de livros lidos por mês pelas turmas do Acelera são 40 livros e do Se Liga 30, mas de acordo com a coordenação dos programas, tem turmas da rede municipal que lêem 120 livros no mês.

De acordo com Ana Paula dos Santos, gerente do Correção de Fluxo da SEDUC, a ideia do Piquenique surgiu de uma professora da rede e em 2015, o projeto foi implantado em todas as turmas do Se Liga e Acelera da rede municipal. “Intensificamos as estratégias de leitura utilizadas em sala de aula e aproveitamos esse momento especial para fazer algo prazeroso e diferente. Ao longo desses anos percebemos muitos avanços, através da dedicação dos professores, da elevação da autoestima dos alunos. É muito gratificante ouvir depoimentos dos pais dizendo que depois do incentivo da leitura do filho na escola, eles seguiram o exemplo e também se tornaram leitores”, contou Ana Paula.

“Fico muito satisfeita, porque esse projeto contribui para o despertar dos alunos da importância do hábito de ler, são muitos avanços e vê-los totalmente envolvidos, lendo, brincando e aprendendo é maravilhoso”, finalizou a professora do Se Liga, Madalena Pereira.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro