Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Escolas Municipais encerram programação a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

ASCOM em 29/ago/2018

Ascom SEDUC

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada no Brasil de 21 a 28 de agosto e durante esse período, a rede municipal de ensino de Juazeiro desenvolveu atividades sobre o tema com o objetivo de trabalhar a inclusão, conscientizando as crianças sobre o respeito à diversidade.

Fechando a semana de programações, a EMEI Nailde Costa, no bairro Novo Encontro, nesta terça-feira (28), realizou o teatro de fantoches. A Coordenadora Pedagógica da EMEI Ana Paula Falcão ficou satisfeita e avaliou positivamente a atividade. “Esse trabalho é fundamental na escola, conscientiza e desperta a criança em relação ao respeito às diferenças. Foi ótimo ver as crianças atentas ao teatro com fantoches e aproveitamos o momento para também ensinar as palavras mágicas em Libras”, contou.

Cada unidade escolar produziu seu próprio calendário de ações, que diversificaram de gincanas até o debate em sala de aula. A Escola Nossa Senhora das Grotas, no bairro Alagadiço, realizou palestra com a atleta paraolímpica pernambucana Nanny Venceslau, que compartilhou a sua história de vida e superação com os alunos. A Argemiro José fez atividades com orientações sobre ‘Inclusão e Diferença’. A Escola Judite Leal levou voluntários do Projeto ‘Sentindo na Pele’ da Univasf, para realizar palestras na escola.

A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência dentro das escolas do município iniciou em 2009, é uma proposta do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI) da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) do município, que atualmente atende 550 alunos com deficiência.

De acordo com a gerente do NAPSI Luzinete Helena, as ações são fundamentais não só para a escola, mas para a sociedade através do espaço escolar. “A importância desse movimento de sensibilizações nas escolas, faz com que toda a sociedade e a comunidade amplie seus conhecimentos a respeito da pessoa com deficiência. A escola é um local onde todos devem ser recebidos, inclusive é um espaço principal de inclusão”, finalizou Luzinete.

 

 

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