Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Escolas municipais de Juazeiro também participam da campanha #VireCarranca em defesa ao Rio São Francisco

ASCOM em 31/maio/2019

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro e a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC também estão envolvidas na campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’, uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em parceria com Prefeitura de Juazeiro e outras instituições.

Cerca de 400 alunos de sete escolas municipais vão participar das atividades do evento, que acontece no próximo domingo e na segunda-feira (02 e 03 de junho), na Orla II da cidade. Os estudantes, professores e o público em geral vão assistir apresentações culturais e musicais do projeto ‘Eu, Você, João’, além de participar da limpeza e plantio de mudas nas margens, ‘caiacada’ no Velho Chico, entre outras atividades.

Durante essa semana, as escolas realizaram atividades relacionadas à preservação do meio ambiente e do rio São Francisco. Os estudantes dos 8º e 9º anos da Escola de Tempo Integral Paulo VI iniciaram o projeto ‘Plante esperança, plante uma árvore’, orientado pela a professora de Educação Ambiental, Rizelda Gama. “Eles estão muito envolvidos nas atividades do projeto. Fizemos uma mobilização, aulas sobre arborização, os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente, pesquisas de campo e alguns grupos iniciaram o plantio na sua comunidade. A campanha #VireCarranca chegou para motivar ainda mais os estudantes envolvidos no nosso projeto”, ressaltou a professora.

“Estou adorando o projeto desenvolvido por nossa professora Rizelda. Eu me sinto de fato ajudando o planeta e se cada ser humano plantasse uma árvore, o meio ambiente estaria bem menos degradado. Nosso rio São Francisco também está precisando ser revitalizado, o plantio de árvores vai ajudar a recuperar as suas margens. Estou muito ansiosa para participar do evento #VireCarranca, acredito que vai ser uma aula especial de muito aprendizado”, disse a aluna Ingrid Kauane, do 8º ano do Paulo VI.

De acordo com a superintendente de gestão escolar, Gilmara Lacerda, os alunos das escolas Terezinha Ferreira, Paulo VI, Leopoldina Leal, Haydee Fonseca, Anália Barbosa, Guiomar Lustosa e Argemiro José irão participar das visitas guiadas durante o evento na segunda-feira (03), nos dois turnos, e a equipe técnica da SEDUC também está envolvida nas atividades da campanha.

Em sua 6ª edição, a campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’ tem como objetivo conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar a todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos. Além disso, chama a atenção de todos para os graves problemas enfrentados pelo Rio e sua Bacia, e para a necessária e urgente revitalização. Este ano, o evento acontece simultaneamente em Juazeiro (BA – Submédio SF), Três Marias (MG–Alto SF), Bom Jesus da Lapa (BA–Médio SF) e Pão de Açúcar (AL–Baixo SF).

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro