Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Escolas Municipais de Juazeiro realizam programação especial na Semana da Pessoa com Deficiência

ASCOM em 22/ago/2017

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

s Escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro realizam uma programação especial durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que é comemorada em todo o país, de 21 a 28 de agosto.

As Escolas Maria Franca Pires e Tancredo Neves vão realizar uma extensa programação a partir da próxima quinta-feira (24), voltada para trabalhar a temática, que tem como objetivo ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões para a melhoria da qualidade de vida e inclusão das pessoas com deficiência.

Os alunos, professores, coordenadores e técnicos vão ter oportunidade de assistir vídeos sobre o tema, apresentações teatrais, participar de trabalhos textuais e audiovisuais, além de outras atividades.

Durante o evento na escola Maria Franca Pires, na quinta-feira (24), a secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves fará a entrega, às 10h, de um capacete com ponteira (ferramenta de tecnologia assistiva) para a aluna do 1º ano, Ana Vitória, de 6 anos de idade, que não possui os membros superiores e inferiores, e escreve atualmente com o auxilio da boca. O equipamento é uma haste que é fixada na cabeça para facilitar a escrita e digitação para pessoas com comprometimento de membros superiores.

De acordo com a gerente do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusão – NAPSI, da SEDUC, Luzinete Helena dos Santos, A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla amplia e integra diversas discussões que possibilitam a troca de informações e avanços que auxiliem no dia a dia e já é uma realidade nas escolas municipais de Juazeiro. “É importante que a sociedade volte o olhar para as pessoas com deficiência. Quando a gente fala em diferenças, a maioria se volta para o desigual, mas o que a gente precisa mostrar é que todas as pessoas com deficiência têm potencialidades, direitos, sonhos e desejos. O respeito com o próximo é, sobretudo, essencial”, frisou.

A Rede Municipal atende aproximadamente 500 alunos com deficiência, oferece 44 salas de recursos, com 57 professores de AEE, 50 auxiliares de AEE, que trabalham diretamente com os alunos autistas e com deficiência múltipla.

As atividades nas escolas, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, encerram no dia 28 de agosto.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro