Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Escola Municipal de Juazeiro desenvolve atividades pedagógicas abordando as eleições

ASCOM em 08/out/2018

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Dentro da semana do 1º turno das eleições no país, a Escola Municipal Professora Iracema Pereira da Paixão em Juazeiro realizou uma simulação do processo eleitoral, com alunos candidatos, propagandas eleitorais e votação.

Com o tema ‘O Brasil de hoje não é como o de antigamente’, a professora Marinei Brandão iniciou um trabalho do processo eleitoral, produzindo com os alunos os nomes dos partidos políticos, pesquisas sobre as funções dos candidatos a deputados estaduais e federais, senador, governador e presidente, com o objetivo de estimular os alunos do 5º ano a aprender como funciona a eleição, abrindo espaço para que eles possam se manifestar enquanto cidadãos na sociedade.

“Nossa ideia é estimular de forma crítica, reflexiva e participativa o conceito que o aluno tem do voto, possibilitando que ele se expresse como cidadão pleno e agente transformador de opinião. Estou muito satisfeita com a interação da escola em todo o processo, e com certeza essa ação contribuiu de forma muito positiva para a construção educativa das crianças”, explicou a gestora, Isabel Amorim.

Três alunas foram escolhidas como candidatas à presidência, além dos candidatos a senador, deputados e governador. Os candidatos produziram as propagandas eleitorais com vídeos e apresentaram suas propostas para os eleitores, no momento da acolhida da escola, além de participarem de debates.

No dia da votação, as salas de aula se transformaram em seções eleitorais, com mesários e uma urna fictícia. Foram confeccionados títulos de eleitores com os nomes dos alunos, professores e funcionários da escola apresentados no momento da votação e todos puderam votar nos candidatos da sua preferência através de um aplicativo simulador de votação. A aluna Maria Clara, candidata a presidente venceu a eleição com 64,29% dos votos. “Aprendemos muito com essa eleição na escola, e foi muito bom ter vencido. Consegui apresentar as melhores propostas”, comemorou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro