Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Escola municipal abre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com a atleta paraolímpica Nanny Venceslau

ASCOM em 21/ago/2018

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro que acontece de 21 a 28 de agosto, a Escola Nossa Senhora das Grotas realizou nesta terça feira (21), uma palestra com a atleta paraolímpica pernambucana Nanilza Venceslau, conhecida carinhosamente como Nanny, que compartilhou a sua história de vida e superação com os alunos.

A atleta contou que teve seus dois braços amputados aos 10 anos, após sofrer queimaduras de terceiro grau. Depois do acidente passou 18 anos superando diariamente os limites impostos pela vida e pelas pessoas, até fazer a escolha de começar a correr profissionalmente. Sua decisão foi tão assertiva, que em um ano de prática no atletismo, conquistou diversas medalhas em provas de corrida de rua e o ouro nos 100m, no Circuito Paralímpico Norte/Nordeste representando a Associação Petrolinense de Atletismo – APA. “Eu já tinha visto nas redes sociais umas meninas correndo, sempre tive vontade de correr também, mas não conhecia ninguém no meio. Até que em 2014 uma amiga me chamou para ir a um grupo de corrida e eu aceitei de cara” relembrou.

Nanny disse aos alunos que é importante mostrar que cada um é capaz de ir muito mais além. “Não importa que você esteja em uma cadeira de rodas, que tenha um braço ou uma perna só, tem que colocar a força de vontade em sua vida e ter uma vida sem limites. É um presente poder compartilhar minha história de superação em um ambiente escolar. É importante que as crianças acreditem que possuem capacidade para tudo, e o meu papel aqui hoje é mostrar a poder da superação e incentivar a prática do esporte para as crianças com deficiência ou não”, ressaltou.

A aluna Yohana Bittencourt, gostou de conhecer um pouco da história de superação da atleta. “Aprendi que não podemos tratar de forma diferente uma pessoa que possui deficiência. Somos todos iguais”, afirmou. Para a Professora de AEE, Maria José Gonçalves, o contato das crianças com a atleta foi enriquecedor. “Um momento como esse impacta positivamente e sensibiliza crianças, pais e professores, fazendo com que eles reflitam sobre a realidade e as dificuldades das pessoas com deficiência”, ressaltou.

De acordo com a gerente do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusão da SEDUC, Luzinete Helena, as escolas municipais vão realizar uma extensa programação durante a Semana da Pessoa com Deficiência. “Serão várias atividades envolvendo a participação dos alunos, pais e a comunidade escolar, buscando mostrar sempre a importância da inclusão das crianças com deficiência no ambiente escolar. Teremos gincana inclusiva, dinâmicas, oficina de libra, mostra cultural, palestras e muito mais”, finalizou Luzinete.

A Rede Municipal de Ensino de Juazeiro oferece um atendimento educacional especializado para mais de 550 alunos com deficiência, dentre elas, física, visual, auditiva, intelectual e autismo. A equipe é formada por professores especializados e auxiliares de sala (AEE), e dispõem também de salas de recursos, onde acontecem aulas individuais.

Confira aqui a programação

PROGRAMAÇÃO SEMANA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro