Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Equipe técnica da SEDUR participa do 4º Ciclo de Palestra INFRA

ASCOM em 26/set/2019

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Equipe técnica composta por arquitetos e engenheiros da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) participou nesta quinta-feira (25) do ‘4º Ciclo de Palestra INFRA’. O evento é um projeto de extensão formado por servidores da Assessoria de Infraestrutura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), aconteceu no Complexo Multieventos da Univasf.

Com o objetivo de promover interação entre profissionais, estudantes e empresas ligados à área da construção civil o ciclo de palestras contou com cinco palestras, voltadas para o tema ‘Juazeiro em perspectiva Urbanística’. O professor do Colegiado de Engenharia Civil da Univasf e assessor da Infra, Sérgio Motta, foi o responsável pela abertura do evento com o assunto ‘Ocupação do Território, Formação Histórica e Evolução Urbana’.

“O evento superou todas as nossas expectativas, tivemos uma participação expressiva não só de profissionais, mas também de estudantes em arquitetura e engenharia civil, nosso público alvo. Através da exibição de uma linha do tempo relacionada ao desenvolvimento urbano de Juazeiro onde abordamos desde a formação da cidade à atual realidade, discutimos a cidade de maneira franca. Podemos afirmar que essa foi a primeira vez que aconteceu um momento formal de discussão voltado para o desenvolvimento urbano da região com a participação dos atores envolvidos”, ressaltou Sérgio Mota.

Os subtemas: ‘Tipificação Urbano/Rural para o Planejamento Municipal Urbano’, ‘Requalificação Comercial na Área Urbana’, ‘Regularização Fundiária da Univasf Campus Juazeiro’ e ‘Projetos Estruturantes Recentes’Dando foram abordados pelos palestrantes: Fernando Kursancew, arquiteto e urbanista vinculado à Infra; Carlos Cointeiro, gerente do Sebrae em Juazeiro; Silvia Braga, arquiteta e urbanista na SEDUR de Juazeiro em conjunto com Gláurea Freitas, técnica em agrimensura da Infra.

Além deles, também esteve presente João Pedro da Silva Neto, professor do Colegiado de Engenharia Civil da Univasf, atualmente superintendente de planejamento urbano da SEDUR, que apresentou ao público projetos estruturantes desenvolvidos pela Prefeitura de Juazeiro como: Parque Fluvial, Centro Gastronômico, Parque da Cidade, Requalificação das avenidas de acesso ao bairro Pedra do Lorde, entre outros. “Nosso objetivo foi mostrar ao público as propostas urbanas em desenvolvimento hoje pela Prefeitura, através da SEDUR, tanto as que já estão em execução como as que estão em desenvolvimento de projeto, para então discutir a problemática da engenharia e arquitetura em Juazeiro, Petrolina, no Brasil e no mundo”, destacou o professor.

O arquiteto da SEDUR, Pedro Henrique Castro, acompanhou todo o evento e considerou as palestras bastante enriquecedoras. “Através do conteúdo apresentado no evento pude conhecer como se deu a ocupação inicial de Juazeiro, que ao contrário do que eu imaginava não aconteceu aqui na sede, além da importância do planejamento urbano para o desenvolvimento de uma cidade. Em resumo foram apresentados e discutidos temas bastante relevantes que enriqueceram o conhecimento dos participantes”, observou o arquiteto.

Outro ponto de destaque do evento foi a palestra ministrada pela arquiteta e urbanista da SEDUR Silvia Braga, em parceria com Gláurea Freitas, técnica em agrimensura da Infra, onde foi abordada a importância das parcerias institucionais em prol do desenvolvimento Urbano. O Ciclo de Palestras também proporcionou apresentações acerca de novas tecnologias, pesquisas e projetos do campo.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro