Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Equipe técnica da Prefeitura de Juazeiro participa de Encontro Nordestino de Arborização Urbana

ASCOM em 03/set/2019

Gardennia Garibaldi/Sedur

Integrantes da equipe técnica da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Juazeiro, os superintendentes de planejamento e de arquitetura, profº João Pedro Neto e Thayse Barros, respectivamente, estão participando da 6ª edição do Encontro Nordestino de Arborização Urbana –  ENAU. O evento que acontece na Fundação Nilo Coelho, em Petrolina, com a temática “Paisagismo e Ecologia – Tecnologias para Arborizar as Cidades do Semiárido”, teve sua programação iniciada no domingo, 1, e vai até esta quarta-feira, 4.

O evento traz na sua programação Minicursos, Palestras, Apresentação de Trabalhos Científicos e de Extensão, Premiações e Lançamentos, além do Workshop de Escalada em Árvores, com o intuito de ampliar e despertar em toda a sociedade do Vale do Submédio São Francisco e entorno, o interesse pela recuperação, preservação e implantação de áreas verdes urbanas, indispensáveis para o bem estar de todos.

De acordo com o profº João Pedro Neto, a equipe de técnicos da Prefeitura articipa do evento para poder entender e verificar quais técnicas são mais adequadas para o município de Juazeiro. “Nossa região é muito árida e com insolação muito intensa, tornando necessária a criação de alternativas para a implementação de ações que melhorem a mobilidade urbana principalmente para os pedestres. O plantio de árvores é essencial para isto, destaca João Pedro Neto.

Para Thayse Barros o evento promove um despertar para a importância da arboricultura, bem como para a criação de políticas públicas e criação de novos parâmetros urbanísticos que possibilitem a criação e manutenção de uma ‘cidade verde’. “Esse é um momento de reconhecer a importância da arborização urbana como melhoria do bem estar da população. As árvores, saudáveis, escolhidas de espécie adequada e bem implantadas, contribuem para a diminuição da temperatura; na absorção da água da chuva; diminuição da poluição sonora; produção de oxigênio; atuam como meio de desenvolvimento social, já que as regiões de sombras aproximam a população; além de embelezar a nossa cidade”, declara Tahyse Barros.

O evento tem como foco ser um marco na difusão de informações técnicas e novas possibilidades para a arborização das cidades, além de apresentar diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas para a arboricultura e o meio ambiente dos municípios de todo o Nordeste. Grandes nomes da arboricultura nacional e internacional se fazem presentes.

O VI ENAU é realizado através da parceria de instituições como International Society of Arboriculture – ISA, a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, IF Sertão – PE, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Unidade Semiárido – EMBRAPA Semiárido, a Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, a Universidade do Estado da Bahia – UNEB e a Prefeitura Municipal de Petrolina.

 

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro