Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Equipe multiprofissional realiza atendimentos para hipertensos e diabéticos

ASCOM em 22/jul/2017

Andréa Meireles/PMJ

Nesta sexta-feira (21), a equipe de saúde da família do Jardim Flórida, em parceria com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizou uma ação voltada para os usuários com hipertensão ou diabetes da localidade. O evento foi na Associação de Moradores do bairro, onde cerca de 40 pessoas foram atendidas por médico, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, agentes de saúde e técnicos de enfermagem.

A ação contou com a participação da equipe da superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Juazeiro, realizando um acolhimento para os usuários. De acordo com a coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS), Vanuza Galdino, o objetivo da mobilização foi incentivar hábitos mais saudáveis para este público.

A comunitária Maria José Barbosa (69) é hipertensa. Ela conta que sempre faz questão de participar da atividade do Hiperdia – programa nacional de acompanhamento e cadastramento de hipertensos e diabéticos. “É muito importante cuidar da saúde. Estou achando tudo muito bom, já aferi minha pressão e estou melhor informada”, destaca.

A nutricionista no Nasf, Wilza Paz, destaca a ampla participação da comunidade. “Esse é, também, um momento de educação em saúde, onde trabalhamos vários tipos de temática. Hoje nosso foco está sendo o incentivo aos hábitos alimentares mais saudáveis. É um espaço em que os pacientes participam e tiram suas dúvidas”, explica.

Para a agente de Saúde, Edneuza Barbosa, esse tipo de atividade aumenta a autoestima da comunidade. “Há uma interação e um acompanhamento mais efetivo da equipe com este público. É muito bom para os usuários compartilharem suas particularidades”, pontua.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro