Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Equipe do Bolsa Família passa por capacitação para atender público LGBT

ASCOM em 24/maio/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

Foi realizada nesta quarta-feira (23) na sede da Casa do Bolsa Família em Juazeiro uma capacitação para atendentes do Cadastro Único com o objetivo de qualificá-los para o atendimento com o público LGBT. A ação realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) foi uma etapa preparatória para a ‘Agenda da Diversidade’ que acontece nesta sexta-feira (25) também na Casa do Bolsa Família.

A capacitação realizada também fez parte da programação do Maio da Diversidade que este ano traz como tema ‘Um olhar para a Juventude LGBT’. Segundo a diretora da Diversidade Luana Rodrigues, “Pensamos em fazer essa capacitação para que os profissionais que lidam com vários públicos diariamente estejam preparados para atender de forma igualitária todos os usuários que procurarem nossos serviços. Trouxemos informações sobre o público LGBT, sobre o decreto 776/17 que dispõe sobre o uso do nome social nas repartições públicas e orientações sobre preenchimento de formulários”.

A atividade preparatória para a Agenda da Diversidade envolveu mais de 20 profissionais da Assistência Social.  “A Casa do Bolsa Família de Juazeiro já é pioneira na aplicação de formulário específico para atendimento da população LGBT, que somado ao Cadastro Único possibilita o diagnóstico do perfil dessa população para a formulação de Políticas Públicas que contemplem esta parcela da População. Capacitar os servidores que atendem a esse público contribui ainda mais com a melhoria no atendimento”, completou a diretora. A ficha de acolhimento utilizada na Casa do Bolsa Família é composta por um questionário que contempla, entre outros, a identidade de gênero sexual, o nome social e o quesito raça/cor.

A Agenda da Diversidade acontece na Casa do Bolsa Família na sexta-feira (25) e a população LGBT poderá atualizar cadastro do Bolsa Família e demais programas Sociais do Governo Federal, sem precisar realizar agendamento prévio. Os interessados devem comparecer à Casa do Bolsa Família, localizada à Praça da Misericórdia, centro de Juazeiro, a partir das 9h.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro