Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Equipe de obstetrícia do Hospital Materno Infantil de Juazeiro realiza parto com ‘Árvore da Vida’ e demonstra dedicação e amor pela profissão

ASCOM em 04/mar/2020

Débora Sousa/SESAU

Nesta terça-feira, (04) um registro realizado pela equipe de obstetrícia do Hospital Materno Infantil de Juazeiro, durante um parto, marcou o dia para a mãe Marciana Rodrigues dos Santos. O momento foi registrado com a chamada ‘Árvore da vida’ – quando a placenta fica intacta e ao ser colocada sobre o papel adquire formato de uma árvore.

A microempreendedora não sabia o que era a placenta e nem a importância dela durante a gestação. “Fiquei muito surpresa. Meu parto foi muito rápido e, assim que meu filho nasceu, a equipe ficou falando da placenta, que estava intacta, linda e que ia fazer uma registro para que eu pudesse levar para casa. Quando recebi aquela impressão no papel, confesso que me emocionei, realmente é em formato de uma árvore. Esta é uma recordação a mais que terei do meu filho e sem dúvida irei plastificar e colocar em uma moldura para mostrar a ele o abrigo que teve durante os nove meses em minha barriga”, descreveu Marciana Rodrigues.

A enfermeira obstétrica e coordenadora de enfermagem do HMIJ, Waldirene Cunha, explica que “como é um órgão que lembra uma árvore, nos referimos a ela como ‘Árvore da vida’, por isso registramos essa pintura em papel para que as mães paridas tenham essa lembrança afetuosa de um momento tão importante em sua vida. É uma forma humanizada da mamãe guardar mais uma lembrança física do nascimento do seu filho”, explicou.

Referência no atendimento obstétrico de baixa e média complexidade, o Hospital Materno Infantil recebe as pacientes e acompanha toda a evolução do pré e pós-parto e recebe toda quinta-feira às 9h30 gestantes e casais que queiram conhecer o hospital através do projeto ‘Boas Vindas’. Durante a visita guiada conhecem o local da triagem, sala de parto, visitam os quartos e têm um momento para tirar dúvidas a partir de uma roda de conversa durante a visita.

A principal função da placenta é realizar a comunicação entre o corpo da mãe e o feto, facilitando a troca de nutrientes para proteger e sustentar a gravidez. Além de filtrar o sangue da gestante eliminando tudo que é nocivo, transporta oxigênio, glicose, cálcio, água, entre outras substâncias, para o bebê. Já no caminho contrário, é ela quem retira o gás carbônico e outros dejetos, que são eliminados pelo organismo da mãe. É a placenta, ainda, que estimula outros hormônios da gestação, como o estrogênio, a progesterona e o lactogênio, fundamental para a produção de leite.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro