Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Equipe de enfermagem do Hospital Materno Infantil participa de treinamento com Samu

ASCOM em 13/abr/2017

Andrea Meireles/PMJ

A superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde (Sesau) realizou oficinas e dinâmicas de humanização além de treinamento para toda a equipe de enfermagem do Hospital Materno Infantil sobre Suporte Básico de Vida, facilitado por profissionais do Samu.

A atividade foi distribuída em três dias com diferentes grupos. Para a enfermeira do Hospital Materno Infantil, Ana Patrícia Lima, a educação permanente é uma ferramenta estratégica. “É sempre necessário reciclar o conhecimento, principalmente porque algumas coisas não precisamos aplicar diariamente. É importante que na hora da necessidade estejamos com tudo fresco na mente”, comenta.

O enfermeiro do Samu, Eduildson Nunes ensinou sobre os quatro passos que salvam vidas, em situações de parada cardiorrespiratória: como reconhecer uma parada, como pedir ajuda de forma adequada, como iniciar a ressuscitação cardiopulmonar de alta qualidade e como fazer o uso correto do desfibrilador externo automático. “Percebi os profissionais motivados para continuar participando de treinamentos e até de estender para o Suporte Avançado de Vida, com as ferramentas do ambiente hospitalar”, constata.

Outro ponto importante discutido no treinamento foi a humanização. A gerente de Educação Permanente da Sesau, Clenilda Ananias, explica que foi feito um acolhimento com uma dinâmica de valorização da autoestima e relação interpessoal do servidor. Já ao fim do treinamento, a gerente de humanização permanente, Jussara Rêgo, realizou uma oficina, com objetivo de trabalhar a introdução da política de humanização e interiorização de cada servidor. “O profissional precisa cuidar de si, para conseguir cuidar bem do outro, pontua Ananias.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro