Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Equipe de abordagem identifica pessoas em situação de rua em Juazeiro e distribui cobertores

ASCOM em 10/jul/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

Em virtude das baixas temperaturas registradas nos últimos dias em Juazeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou na noite desta terça-feira (09) uma abordagem com equipe de técnicos do Centro POP para identificação de pessoas em situação de rua na cidade e distribuição de cobertores.

A secretária Cida Gama que também participou da abordagem falou sobre o objetivo da ação que, de acordo com ela, foi uma solicitação do prefeito Paulo Bomfim. “Já fazemos esse trabalho rotineiramente, mas nossa cidade é acostumada com altas temperaturas e a chegada de uma frente fria afeta a todos nós, principalmente as pessoas que estão em situação de rua. Então, o prefeito Paulo Bomfim sugeriu que fizéssemos uma ação mais intensa para identificar melhor essas pessoas. Muitas delas já são acompanhadas pelo Centro Pop e a maioria é de outras cidades. A partir da abordagem, verificamos se essas pessoas têm interesse de voltar para suas cidades, para suas famílias e terem uma vida mais digna. Infelizmente, encontramos ainda muita resistência e só conseguimos ajudar aqueles que querem ser ajudados”, pontuou.

O senhor Janderson Clécio foi um dos identificados na abordagem. “Quero ir embora para São Paulo, onde está minha família. Amanhã mesmo vou procurar o centro Pop para que eles possam me ajudar nesse processo”, afirmou. Já Josué Lopes, também identificado durante a abordagem, não pensa em retornar para sua cidade natal, Camaçari. “Já vivi 17 anos nas ruas sem documento e aqui em Juazeiro consegui tirar tudo novamente. Hoje, infelizmente, ainda não posso e não quero voltar para minha cidade, mas o Centro Pop tem nos dado um suporte durante o dia e é bom ver essa preocupação”, disse.

A equipe de abordagem localizou durante a ação 38 pessoas em situação de rua e, dessas, apenas 5 eram de Juazeiro. Todas foram identificadas e serão atendidas através do Centro Pop para que seja viabilizado o retorno para suas famílias.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro