Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

Equipe da SEDES que integrará programa Criança Feliz passa por capacitação

ASCOM em 01/ago/2018

Por Fabiana Diniz/SEDES

A prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou nesta quarta-feira (01/08) a primeira capacitação para os servidores que integrarão a equipe do Programa Criança Feliz. O objetivo principal foi orientar os educadores sociais que atuarão como visitadores do programa na abordagem às famílias que compõem o público prioritário.

O município aderiu ao programa do governo federal como parte da participação na política de fortalecimento da Assistência Social. O Criança Feliz vai promover um aumento do acompanhamento das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem crianças de 0 a 6 anos de idade – a chamada ‘Primeira Infância’. Através da visita dos educadores sociais serão feitas orientações de como criar as crianças em melhores condições, promovendo um desenvolvimento mais saudável.

“As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família são público prioritário para o Programa Criança Feliz, mas a participação delas no programa é voluntária. É importante lembrar que as visitas e os acompanhamentos feitos não impactam no recebimento dos benefícios do Programa Bolsa Família”, esclareceu a facilitadora da capacitação Sandra Almeida. De acordo com ela, a formação é essencial para o bom desempenho das atividades.

Ela explicou ainda a atuação dos servidores do programa junto aos CRAS. “O sucesso do programa vai depender da atuação de cada um da equipe que precisa, obrigatoriamente, entender seu funcionamento. Eles vão atuar em contato direto com seu respectivo CRAS que é a porta de entrada das famílias em todos os programas sociais. É necessário ter um olhar especial no desenvolvimento das ações”, afirmou.

Através do Criança Feliz, o visitador vai também orientar a família a procurar o setor responsável pelo Cadastro Único do município para o registro de todas pessoas de sua família em seu cadastro. As informações atualizadas da família no Cadastro Único permitirão o seu acesso a diversos programas sociais.

A pedagoga Fabiana Magalhães será uma das educadoras sociais e para ela a adesão ao programa é mais um ganho para o município. “Tenho experiência na área da educação e acredito que posso contribuir também na assistência social que, com a vinda desse programa, se fortalecerá ainda mais em Juazeiro”, destacou.

Jucicleide Nunes também estará na equipe e se mostrou ansiosa pelo início das atividades. “Nunca trabalhei com um programa abrangente como este, mas espero poder contribuir. Estou aqui para somar e darei o meu melhor para que possamos alcançar os resultados esperados”, disse.

Os educadores sociais do programa Criança Feliz irão acompanhar as famílias e monitorar as crianças quanto ao desenvolvimento físico, psicológico e escolar. Cada educador social irá acompanhar 30 famílias mensalmente, sendo supervisionados por profissionais de nível superior, prioritariamente assistentes sociais, pedagogos e psicólogos. As atividades do programa em Juazeiro devem ser iniciadas ainda este semestre.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro