Equipe da Prefeitura de Juazeiro faz abordagem social na Avenida Adolfo Viana

A equipe especializada de abordagem social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro (SEDES), realizou mais uma ação na Avenida Adolfo Viana, nesta quinta-feira (11). A abordagem teve como objetivo identificar situações de vulnerabilidade social e contou com a participação de técnicos do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

O trabalho dos profissionais consiste em atentar para circunstâncias de vulnerabilidade social, como situação de rua, exploração do trabalho infantil, abuso e exploração sexual e abandono de incapaz. “Nossa equipe é qualificada para detectar esse tipo de condição e encaminhar as pessoas para os equipamentos adequados, sejam eles de saúde ou assistência social. Contudo, no caso das pessoas em situação de rua, a nossa intervenção só pode ser feita com o seu consentimento, já que eles têm o direito de ir e vir garantido na Constituição”, explica o gestor da SEDES, Teobaldo Pedro.

Nesta quinta-feira, a equipe da SEDES fez a abordagem de cinco pessoas em situação de rua. “Os pontos visitados nessa ação, já são locais de rondas recorrentes da nossa equipe. Dessa vez, abordamos cinco pessoas em situação de rua e apenas uma delas aceitou os nossos cuidados. Por estar muito debilitado, o usuário foi encaminhado para o serviço de saúde, onde permanece internado, sob a responsabilidade do município. Quando for liberado pelo hospital, será encaminhado para o isolamento do Centro POP e nós entraremos em contato com a sua família, para que ele possa retornar à sua cidade de origem”, conta a coordenadora do Centro POP, Daniela Martins Gomes.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/SEDES/PMJ

Compartilhe essa publicação