Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Entrega de certificados reúne concluintes dos cursos profissionalizantes voltados para moradores da Poligonal Urbana

ASCOM em 25/abr/2019

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Cerca de 160 concluintes dos Cursos profissionalizantes, ofertados pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), receberam nesta quarta-feira (24), os certificados de conclusão. A solenidade de certificação ocorreu na Praça da Juventude, e contou com a presença dos secretários de Obras e Desenvolvimento Urbano Hemerson Guimarães, de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama, do Chefe de Gabinete Vilmar Ferreira, dentre outras autoridades.

Foram certificadas 8 turmas de cursos profissionalizantes, ofertados sem cobranças de taxas, com abrangência em áreas diversas como: produção de doces e salgados, confeitaria, design de sobrancelha, depilação, manicure e pedicure e informática básica para a melhor idade, tudo com o objetivo de preparar os participantes para o mercado de trabalho, como explicou na oportunidade, o titular da SEDUR, Hemerson Guimarães.

Essa é a segunda solenidade de certificação realizada totalizando cerca de 350 juazeirenses prontos para o mercado de trabalho em busca de renda extra. Os concluintes ainda recebem um kit com as ferramentas para iniciar os trabalhos, além do acompanhamento da equipe social, para elaborar e distribuir os currículos no comércio e a inserção junto ao cadastro do SINE.

“Na gestão do prefeito Paulo Bomfim as obras são realizadas com foco tanto no desenvolvimento urbano como também no desenvolvimento da população, para que eles cultivem o sentimento de pertencimento junto as obras que chegam a seu bairro e assim preservem e zelem. Além disso, elevam sua autoestima e, conseqüentemente, sua qualidade de vida”, destaca o secretário Hemerson Guimarães.

Representando o prefeito Paulo Bomfim na solenidade, o chefe de gabinete Vilmar Ferreira falou sobre a importância das atividades sociais desenvolvidas paralelas as obras. “São ações que têm feito a diferença na vida de muitas pessoas e para nós. É motivo de muita alegria entregar os certificados de quase 160 concluintes, contribuir com a formação dessas pessoas e ver o brilho em seus olhos. É emocionante ouvir os depoimentos de todos que aproveitaram esses cursos e que hoje já estão trabalhando, ajudando na renda familiar, e abrindo um mundo de oportunidades geradas através de capacitação”, ressalta Ferreira.

Oportunidade aproveitada pela dona de casa Danila Aguiar, uma das concluintes do curso de manicure e pedicure, que já exercia a atividade e viu no curso a chance de aprimorar o seu trabalho. “Quero agradecer a todos os envolvidos, por nos propiciar essa oportunidade. Hoje saímos daqui recebendo certificado de conclusão e um kit com as ferramentas que vai me abrir muitas portas”. A estudante Ana Paula Lima, também comemorou os resultados obtidos. “Para mim foi algo surpreendente, pois aprendi muitas coisas que não conhecia. Que bom que tivemos essa oportunidade”, destaca.

Para a dona de casa Andrelina Cirilo, concluinte do curso de confeitaria, além de adquirir uma profissão, os cursos profissionalizantes representam novas amizades, e um futuro cheio de possibilidades. “Essa é uma ótima oportunidade de ter uma profissão, um negócio próprio e ingressar no mercado de trabalho. Foi bastante proveitoso, só nos resta agradecer a gestão municipal, pois o conhecimento é a base de tudo”, declara a dona de casa. Maria Silene dos Santos, também dona de casa, concluiu o curso de produção de doces e salgados e viu a chance de ingressar no mercado de trabalho, uma vez que está desempregada. “Hoje receber o certificado representa para mim a liberdade de poder buscar minha renda própria. O sentimento hoje é de felicidade e realização”, disse a concluinte emocionada.

O evento reuniu mais de 200 pessoas entre formandos e seus familiares e contou com apresentação artística do grupo de dança, homenagem póstuma a uma aluna concluinte que faleceu antes da certificação (Maria Inácia, mais conhecida como dona Vanda) e a participação de autoridades como o vereador Inaldo Loyola, o presidente da Federação das Associações de Moradores e Entidades Afins de Juazeiro (Fameaj) Francisco Odécio – o popular Chico Bitu, o presidente da União das Associações de Moradores e Entidades Afins de Juazeiro Domingos Sérgio Souza e presidentes de várias Associações de Moradores dos bairros que compõem a Poligonal Urbana.

 

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro