Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Ensaio fotográfico com gestantes atendidas pelo CRAS emociona participantes

ASCOM em 10/maio/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Malhada da Areia, uma tarde com atividades voltadas para gestantes atendidas no bairro. Palestras, dinâmicas, apresentações culturais e um ensaio fotográfico fizeram parte das atividades que emocionaram as participantes.

Com o tema ‘Afetividade para o desenvolvimento da criança’, uma palestra desenvolvida por profissionais da saúde chamou a atenção de quem buscou atendimento na unidade. Para uma das palestrantes, a psicóloga Paula Matos foi mais uma oportunidade para as gestantes adquirirem conhecimento para exercerem a maternidade. “Foi um encontro maravilhoso onde falamos sobre a importância da afetividade entre mães e bebês e os cuidados básicos para o desenvolvimento da criança. Abordamos um tema que tem tudo a ver com a semana do bebê que se inicia na próxima semana destacando o afeto como fundamental para um crescimento saudável. Saímos daqui felizes por essa contribuição e por também aprendermos com essas gestantes”, afirmou.

As grávidas puderam realizar o sonho de fazer um ensaio fotográfico profissional e uma sala foi especialmente preparada para o momento cheio de emoção. A jovem Josilane da Gama, de 17 anos, não escondia a felicidade e ao lado do companheiro pôde registrar a gravidez do pequeno Nicolas que deve nascer nos próximos dias. “Foi emocionante fazer essas fotos que guardarei com muito carinho. O Nicolas vai poder ter uma recordação de quando ainda estava na barriga da mãe. Agradeço ao CRAS por nos proporcionar esse momento inesquecível”, disse. A dona de casa Jaciara Sampaio também fez questão de participar da sessão de fotos. “Já tenho 4 filhos, mas nunca tive a oportunidade de registrar a gravidez dessa forma. Vai ficar para sempre na minha memória”, comentou.

A coordenadora do CRAS falou como surgiu a ideia do ensaio. “São no geral famílias sofridas, mulheres que foram ou vão ser mães jovens e que não têm condições de registrar a gravidez com fotos. Trabalhamos a importância da afetividade e da construção de vínculos e nada como um momento como este, onde mãe e filhos são as estrelas para fortalecer essa relação.  Pudemos realizar hoje um sonho longe da realidade de muitas”, ressaltou.

A secretária Cida Gama também participou das atividades. “Ações como estas fortalecem ainda mais os vínculos entre poder público e comunidade. Esse contato é essencial, trazer atividades que envolvem os usuários dos serviços, demonstra a preocupação da gestão com a assistência social e com cuidado com as pessoas. É gratificante ver atividades como estas sendo desenvolvidas nos nossos equipamentos”, ressaltou a secretária.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro