Juazeiro/BA, 02 de dezembro de 2020


Covid-19

Encerrada a campanha antirrábica em Juazeiro

ASCOM em 08/dez/2017

Ascom/PMJ 

A Superintendência de Vigilância em Saúde de Juazeiro informa que a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal para gatos e cachorros encerrou no município. Desde setembro, os agentes de endemias realizam visitas domiciliares na sede e interior, além de pontos fixos que foram distribuídos nos locais de maior população desses animais.

A meta da Secretaria de Saúde era vacinar cerca de pouco mais de 40 mil cães e gatos. No entanto, segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Klynger Farias, esse número não foi batido porque a adesão da população à campanha foi pequena. “Outro complicador é que as pessoas muitas vezes não se encontram em casa na hora da visita do agente. Chegamos apenas ao número total de 14.512 animais vacinados, entre cães (11.070) e gatos (3.442), o que corresponde a apenas 36% desse total e o número nos preocupa porque é muito baixo. Solicitamos a quem não vacinou seu animal que procure a sede do Núcleo de Endemias para realizar a dosagem, pois o reforço da vacina antirrábica deve ser feito todos os anos, até o último ano de vida do animal. É importante lembrar que a raiva é transmitida através da mordida do animal e que a mesma pode levar a morte da pessoa”, alerta Klynger Farias.

Quem ainda não vacinou o seu animal de estimação pode se dirigir a sede do Núcleo de Combate às Endemias, posto fixo de vacinação, que fica na Rua Visconde do Rio Branco, nº 06, no Centro de Juazeiro. O local funciona de segunda à sexta das 08h às 12h.

 

ALERTA – A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. Por isso, a vacina é a única maneira de controlar a doença.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro