Início Em alusão aos 201 anos da Independência do Brasil escolas municipais realizam caminhada pela paz em Juazeiro

Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC

Autor: Secretaria de Comunicação - SECOM

06/09/2023 12h14 Atualizado há 8 meses atrás

Com o intuito de refletir sobre a cultura da paz, escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro, realizaram na manhã desta quarta-feira (06), a tradicional caminhada alusiva ao Dia Internacional da Paz, celebrado no mês de setembro. A ação também faz parte do calendário de atividades pedagógicas do município relativas ao 7 de setembro, e recebe todo apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Ao todo, seis escolas municipais participaram da caminhada, reunindo alunos, familiares, gestores, comunidade escolar e comunidade local.

Alunos das escolas municipais dos bairros Piranga e João XXIII, se uniram na caminhada da paz percorrendo as principais ruas do bairro Piranga, com o apoio dos agentes da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT). Participaram da ação as Escolas Municipais Educandário João XXIII, Pedro Raimundo Rodrigues Rêgo e Emei Pastor Manoel Marques de Souza.

“Essa é segunda Caminhada Pela Paz realizada pelas escolas dos bairros Piranga e João XXIII, e o nosso intuito é mostrar à comunidade local, que desde a infância e adolescência nós devemos implantar a cultura da paz, a comunicação não violenta, o amor, o respeito e todos os valores e princípios necessários para construir um futuro melhor em parceria com as escolas, as famílias e a sociedade”, explicou Jeferson Bartolomeu, gestor da Escola Municipal Pedro Raimundo Rodrigues Rêgo.

Presente na ocasião, Polianna Silva, mãe dos alunos Enzo Ravy e Henry Fernando, estudantes da rede municipal de ensino nas Escolas Educandário João XXIII e Emei Pastor Manoel Marques de Souza, falou sobre a importância da iniciativa. “Esse momento é muito importante para o aprendizado dos meus filhos, para construir uma formação cidadã, contribuindo para a construção pessoal do caráter deles, transmitindo referências de solidariedade, paz, e boa convivência em sociedade”, compartilhou Raila.

Outras escolas

A ação também aconteceu na Escola Municipal Judite Leal Costa, localizada no bairro Coréia. No bairro Quidé, a Avenida Nossa Senhora de Nazaré, recebeu o protagonismo cívico-militar das Escolas Municipais Guiomar Lustosa e Emei Dilma Calmon Oliveira, que realizaram o ato cívico no sábado (01), e Leopoldina Leal, que desfilou nesta terça-feira (06), comemorando o aniversário de 25 anos de municipalização da unidade de ensino.

“Nesse desfile, a Leopoldina trouxe para as ruas do bairro uma história consolidada dentro da unidade escolar, para que a comunidade conheça os projetos desenvolvidos pela escola durante o ano e orientados pela Seduc, como o Maluquinho por Robótica, as atividades esportivas, os projetos pedagógicos e as brincadeiras. Isso é um pouco dos 25 anos de trabalho e dedicação da Leopoldina Leal no bairro Quidé”, disse a gestora da escola, Márcia Souza.

O estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, Pedro Lucas Bonfim, 11 anos, falou da sua alegria em estrear no desfile da sua escola. “Essa é a primeira vez que eu desfilo e estou muito feliz por carregar a bandeira do Brasil. É legal também ver todo mundo da escola reunido. Acho muito bonito”, declarou Pedro Lucas.

“Eu acho muito legal participar desse momento porque ensina a gente, a nossa família e os nossos amigos sobre a importância de promover a paz para um mundo melhor”, considerou o estudante da Escola Municipal Educandário João XXIII, Emanuel Morgado dos Santos, de 10 anos.

Texto: Camila Santana e Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ
Fotos: Luan Medrado e Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ