Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Educação Sanitária para proprietários de lanchonetes, bares e restaurantes é tema de oficina na Sala do Empreendedor em Juazeiro

ASCOM em 05/jun/2019

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

Com o objetivo de orientar os proprietários de lanchonetes, bares e restaurantes sobre as normas e cuidados adequados que devem ser seguidos, segundo legislação da ANVISA, representantes da Vigilância Sanitária de Juazeiro realizaram nesta quarta-feira (05), na Sala do Empreendedor, a oficina sobre ‘Educação Sanitária’. Cerca de vinte Microempreendedores Individuais MEIs que trabalham no setor alimentício participaram.

A palestrante e engenheira de alimentos, Ana Paula Panassolo, explicou pontos relevantes sobre o tema. “Estamos focando na legislação da ANVISA que aplicamos em lanchonetes, bares e restaurante e passando um pouco desse conhecimento aos empreendedores presentes. São informações sobre segurança alimentar, boas práticas de fabricação, manipulação correta dos alimentos, estrutura física dos estabelecimentos e os cuidados que os proprietários devem tomar para oferecer ao consumidor um alimento seguro”, explicou.

De acordo com a MEI Gláucia Costa da Silva, aprender as normas da Vigilância Sanitária e aplicar no estabelecimento é imprescindível. “Quando soube dessa capacitação fiquei bem interessada, pois tenho consciência da necessidade de seguirmos todas as normas e orientações exigidas. Acredito que o segredo do sucesso é oferecer produtos de qualidade e de forma correta e segura”, observou.

Já Jailson Gonçalves, microempreendedor de Juazeiro, afirmou que as informações recebidas durante o curso são válidas. “Além da forma correta em que devemos produzir, manipular e conservar os alimentos, também fomos orientados sobre a estrutura adequada dos nossos estabelecimentos. São informações detalhadas e importantes para se ter um espaço seguro e apropriado para os nossos clientes”, frisou.

Na ocasião, a também palestrante e engenheira de alimentos, Luciana Costa Ribeiro, falou sobre a importância da participação dos MEIs na capacitação. “A presença desses empreendedores demonstra preocupação com a saúde das pessoas e a vontade de querer seguir as legislações vigentes, oferecendo um alimento saudável aos seus clientes. Quando tratamos de alimentos, estamos lidando com a saúde da população, e esse é o principal papel da vigilância sanitária, orientar e conscientizar. Espero que a gente consiga atingir o nosso objetivo”, disse.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, as palestras ofertadas na Sala do Empreendedor têm o objetivo de contribuído para a melhoria dos trabalhos oferecidos pelos MEIs da região. “São palestras e oficinas gratuitas realizadas todas as quartas-feiras e com temas variados. A prefeitura e o Sebrae estão focados em fortalecer cada vez mais esse setor, pois além de facilitar a abertura de novos negócios, oferecem instruções precisas para esses trabalhadores. Estamos muito felizes com o resultado”, observou.

A ação é uma realização da Prefeitura Municipal através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e do SEBRAE.  As inscrições das palestras/oficinas são gratuitas e realizadas na Sala do Empreendedor, localizada na Praça Dr. José Inácio (Praça da Misericórdia), prédio da ACIAJ, Centro, Juazeiro, ou pelo telefone (74) 3613-8389.​

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro