Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Educação pública de Juazeiro continua entre as melhores da Bahia

ASCOM em 18/dez/2019

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

A Educação da rede municipal de Juazeiro alcançou o posto de uma das 10 melhores da Bahia. Em seu terceiro ano à frente da gestão da cidade, o prefeito Paulo Bomfim conseguiu lograr índices como uma nota do IDEB em 5.4, a valorização dos educadores, o fortalecimento da gestão escolar, da coordenação pedagógica, do ciclo de alfabetização, da educação infantil e inclusiva, além de novos projetos e parcerias que tem melhorado significativamente a aprendizagem dos estudantes.

Os avanços no ciclo de alfabetização, por exemplo, foi um dos destaques, que colocou as escolas da rede na mídia nacional, exibida no Jornal da Globo, evidenciando o trabalho realizado em sala de aula, através da disciplina de Ciência, que desperta o interesse dos estudantes e contribui na alfabetização, um projeto em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC do município também investiu mais de R$ 6 milhões em um novo material didático, referência em alfabetização no país. “Estamos buscando oferecer aos nossos alunos, alternativas educacionais inovadoras e eficazes para uma aprendizagem cada vez mais rica e de qualidade. E dentro dessa proposta criamos o Programa ‘Minha Escola Minha Vida’, que já construiu quatro novas unidades escolares nos residenciais populares, além de reformar e climatizar outras escolas na sede e interior do município. Estamos superando as dificuldades com planejamento e muito trabalho e é por isso que vamos manter os investimentos na Educação para que Juazeiro se desenvolva ainda mais”, evidenciou o prefeito Paulo Bomfim.

A Educação Infantil também é destaque na gestão de Paulo Bomfim, com a construção e reformas de creches (EMEIs), na sede e no interior do município, o que proporcionou a ampliação do atendimento de crianças de 0 a 5 anos, triplicando o número de vagas na rede. Foram inauguradas quatro EMEIs, a Aprígio Duarte, Beatriz Mota, Hebert Mouze e Vanda Guerra.

“Nos últimos três anos conseguimos resultados significativos, a exemplo do IDEB 5.4, e este ano realizamos um amplo engajamento na rede em busca do IDEB 6.0. A nossa rede melhorou também os padrões de alfabetização, através do novo material didático de alta qualidade, associados a programas de formação continuada direcionados a professores, coordenadores e gestores”, evidenciou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves.

Outro grande avanço na Educação neste Governo é a implantação de Escolas de Tempo Integral na zona rural do município, duas já foram entregues, nos distritos de Itamotinga e Carnaíba. A unidade de Tempo Integral do Junco/Salitre está em fase de conclusão, e no próximo ano outras unidades no interior também serão ampliadas e climatizadas. Outra obra emblemática da gestão, que já está em fase de conclusão, é a reforma do prédio histórico da antiga Estação Ferroviária da cidade, onde será instalada a Escola Estação do Saber, prevista para inaugurar no início de 2020.

A rede municipal tem fortalecido e ampliado também o atendimento na Educação Inclusiva, e este ano são 600 alunos com deficiência beneficiados, muitos vindo a rede privada, que recebem atendidos dos professores e auxiliares especializados (AEE), com salas de recursos estruturadas.

O esporte estudantil também tem recebido incentivos e apoio da SEDUC, com a participação dos estudantes da rede em diversas competições a nível municipal, estadual e nacional. Este ano, 32 atletas das escolas de Juazeiro participaram das competições na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude em Santa Catarina, a maior delegação do Estado da Bahia, e conseguiu a medalha de bronze na Luta Olímpica, com a atleta, Ana Luíza.

Além do Esporte, a juventude tem recebido incentivos também através do Programa Aprova Juazeiro, que há dois anos viabiliza 120 bolsas anual, para cursos de Pré-vestibular e Pré-Enem, aos estudantes da rede pública do município, e o resultado até o momento é o acesso de mais de 50 estudantes em universidades da região. Este ano, o Aprova Juazeiro foi classificado entre as 10 melhores iniciativas do Brasil, no Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude – PPJ, do Governo Federal. Este ano, Juazeiro ficou em 1º lugar na Bahia, 2º no Nordeste e 4º lugar no Brasil, no “Prêmio Polo EaD UAB em Ação”, promovido pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O Polo UAB Juazeiro – Universidade Aberta do Brasil, de ensino superior a distância também é referência no país.

 “Apesar de anos difíceis financeiramente na Educação, conseguimos avançar muito. Quero agradecer ao prefeito pela confiança e parabenizar a equipe da rede municipal pelo compromisso, dedicação, profissionalismo e empenho para que a Educação de Juazeiro continue sendo destaque na Bahia e no Brasil”, finalizou a secretária Lucinete.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro