Juazeiro/BA, 02 de dezembro de 2020


Covid-19

Educação de Juazeiro continua sendo umas das melhores na Bahia em 2017

ASCOM em 27/dez/2017

Ascom SEDUC

Em seu primeiro ano à frente da Prefeitura de Juazeiro, o prefeito Paulo Bomfim manteve a Educação como uma das prioridades da sua gestão conseguindo colocar o município em destaque na Bahia e no país. Os inúmeros avanços proporcionaram às crianças e adolescentes uma educação de qualidade, com professores qualificados e com novos projetos que têm melhorado significativamente a aprendizagem dos estudantes.

Os avanços na alfabetização colocaram em destaque este ano as escolas municipais que atraíram o olhar da mídia nacional. Uma matéria exibida na semana passada (22 de dezembro), pela Rede Globo de Televisão no Jornal da Globo, do jornalista Ernesto Paglia, evidenciou o trabalho realizado em sala de aula, através da disciplina de Ciência, que desperta o interesse dos estudantes e ajuda na alfabetização.  Confira (http://g1.globo.com/jornal-da-globo/videos/t/edicoes/v/ciencia-e-a-materia-que-mais-desperta-o-interesse-dos-estudantes-e-ajuda-na-alfabetizacao/6376420/).

Além desse trabalho da Gestão em Alfabetização, desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC investiu quase R$ 2 milhões em um novo material didático, referência em alfabetização no país, da Aprender Editora. “Neste primeiro ano conseguimos resultados significativos, e a nossa Rede vai melhorar ainda mais os padrões de alfabetização, através desse material didático de alta qualidade, associados a programas de formação continuada direcionados a professores, coordenadores e diretores. Estamos buscando oferecer aos nossos alunos, alternativas educacionais inovadoras e eficazes para uma aprendizagem cada vez mais rica e de qualidade. Conseguimos também entregar uma escola e uma EMEI do Programa ‘Minha Escola Minha Vida’, e três unidades escolares reformadas e climatizadas”, evidenciou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves.

A Rede Municipal tem ampliado e fortalecido o atendimento na Educação Inclusiva, que este ano trabalhou com mais de 500 alunos com deficiência, muitos vindos de Rede Privada, atendidos por professores especializados e auxiliares, com salas de recursos estruturadas. Este ano alguns alunos com deficiência receberam equipamentos como: capacetes ponteira e cadeiras de roda.

Em 2017, a SEDUC oportunizou através do esporte estudantil mais de cinco mil crianças e adolescentes a vivência da prática esportiva, com a participação em diversas competições em nível municipal, estadual e nacional, premiando vários estudantes nos Jogos Escolares 2017, a exemplo da aluna do Colégio Paulo VI, Ana Luiza Monteiro, que ganhou a medalha de bronze na Luta Olímpica, na etapa nacional.

A gestão democrática na Educação também foi destaque no primeiro ano da gestão de Paulo Bomfim, com a realização da terceira eleição direta para gestores, vice e coordenador pedagógico, com a participação de mais de 77 mil votantes, entre pais, alunos, servidores e professores; o fortalecimento e criação de seis novos Grêmios Estudantis e a realização do processo seletivo simplificado.

“Apesar de um ano difícil financeiramente na Educação, conseguimos avançar. Estou otimista e acredito que em 2018 vamos realizar muito mais. Quero agradecer ao prefeito pela confiança e parabenizar a equipe da Rede Municipal pelo compromisso, dedicação, profissionalismo e empenho para que a Educação de Juazeiro continue sendo destaque na Bahia e no Brasil”, finalizou a secretária.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro