Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Doação de sangue em tempos de pandemia é tema de live nas redes sociais da Prefeitura de Juazeiro

ASCOM em 18/jun/2020

Fabiana Diniz/SESAU

Dentro da programação do ‘Junho Vermelho’, desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde, foi realizada nesta quarta-feira (17) uma live nas redes sociais da prefeitura trazendo como tema ‘Doar Sangue: Salvar vidas em tempos de pandemia’. A atividade teve o apoio do Hemoba/Juazeiro e foi visualizada por mais de 500 pessoas no momento de sua exibição.

live foi conduzida pela gerente de Educação Permanente da SESAU, Clenilda Ananias e contou com a participação do médico Hematologista do Hemoba, André Magalhães. Foram debatidas questões como critérios e impedimentos para ser um doador, além dos cuidados necessários para doar sangue durante a pandemia.

De acordo com o hematologista André Magalhães esse tipo de atividade é fundamental para estimular a doação de sangue nesse período de pandemia. “Considero muito importante esse bate-papo e gostaria de agradecer a iniciativa da prefeitura, pois estamos em um momento complicado de isolamento onde temos que pedir que as pessoas saiam de casa para doar sangue. Tivemos uma coleta boa no início do ano, mas depois da pandemia a doação caiu gradativamente. Manter a doação e o nível de estoque para dar condições aos hospitais de trabalharem de maneira adequada é essencial. O Junho Vermelho vem para incentivar a doação de sangue e a live serve para chamar a atenção para que as pessoas saiam de casa apenas em casos essenciais, e doar sangue é essencial e salva vidas”, afirmou.

Ele falou ainda sobre os cuidados estabelecidos pelo Hemoba em consequência da disseminação do coronavírus. “Estamos tendo precauções como agendar a doação, colocar cadeiras espaçadas e proporcionar um acolhimento da melhor maneira possível para que os doadores continuem vindo até nossa unidade”, completou.

A gerente de Educação Permanente, Clenilda Ananias, ressaltou a importância de continuar doando sangue mesmo durante a pandemia. “Salvar vidas sempre foi essencial e é válido destacar essa mensagem nesse tempo de pandemia que estamos vivendo. Seguindo os cuidados de distanciamento e de higiene é possível continuar doando sangue”, frisou.

Para quem não assistiu a live durante sua exibição, o vídeo continua disponível na página da Prefeitura no Instagram (prefeitura.juazeiro.ba).

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro