Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Diretor da AMA participa de Encontro da Conab e Ministério da Agricultura em Brasília 

ASCOM em 18/dez/2019

Daniela Duarte/AMA

O diretor executivo da AMA, Agnaldo Meira, participou nesta terça e quarta-feira (17 e 18),  do encontro do Grupo de Trabalho dos Ceasas do país, evento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O encontro aconteceu em Brasília (DF) com objetivo de reunir o grupo para discutir cronograma de atividades, além de estratégias de melhorias nos Ceasas do país.

Na oportunidade, o diretor da AMA Agnaldo Meira, destacou a importância desse encontro e pontuou que a parceria da Conab vem para somar e trazer melhorias para o Mercado do Produtor. “Foi um encontro muito produtivo, onde discutimos o papel do Ceasa no país, além de modelo de gestão, tecnologias para cadeias produtivas.  Temos dados positivos em comercialização e volume dos produtos da nossa cidade para juntos visarmos projetos que tragam melhorias para nosso Ceasa. O Mercado do Produtor de Juazeiro é destaque nacional e a CONAB é uma companhia muito importante para mostrar essa potência do entreposto”, destacou Agnaldo.

Durante o encontro foi abordada também a importância da rastreabilidade dos produtos, da certificação e boas práticas agrícolas, modernização das infraestruturas, além de redução de perdas e desperdícios de alimentos. O  presidente da Conab, Newton Araújo da Silva, apresentou o Panorama do setor hortfrutícola e o papel estratégico dos Ceasas do país.

O Mercado do Produtor de Juazeiro ocupa o 4º lugar no ranking de comercialização de hortigranjeiros em entrepostos atacadistas no Brasil. Em agosto deste ano a prefeitura de Juazeiro e Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA assinaram um Termo de Cooperação Técnica com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O objetivo principal foi integrar os dados de comercialização do município junto ao Sistema de Informações dos Mercados de Abastecimento do Brasil (Simab), formando um só banco de dados com informações de comercialização de todos os mercados atacadistas de hortigranjeiro do país.

CONAB

A Conab executa o Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro – Prohort, que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e modernização do setor hortigranjeiro nacional, proporcionando maior interação entre os diversos agentes governamentais e os integrantes da cadeia de produção e distribuição.

A consulta ao banco de dados da Conab/Prohort, alimentado pelo departamento técnico do Mercado do Produtor de Juazeiro, está disponível ao público em geral no site www.prohort.conab.gov.br.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro