Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Direção da AMA destaca melhorias das feiras, mercados e camelódromo de Juazeiro em 2018

ASCOM em 18/dez/2018

Daniela Duarte/AMA

 

Durante o ano de 2018, diversas ações foram realizadas pela Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA que é integrada aos seguintes equipamentos: Mercado Joca de Souza Oliveira, Mercado Popular, Camelódromo, Mercado de Piranga, Mercado Arnaldo Vieira, Pátio da Feira Livre, Feira Livre da Piranga II, Feira Livre do João Paulo II, Feira Livre do Alto da Alencar e Mercado do Produtor de Juazeiro.

Entre as prioridades das ações deste ano a Autarquia destaca os serviços ligados à limpeza, segurança e ordenamento  do Mercado do Produtor de Juazeiro, feiras livres e camelódromo.  Em 2018, mais de 700 mil toneladas de lixo  foram retiradas pela equipe da AMA nesses locais, além de vários mutirões de limpeza na retirada de lama e lixo.

Na segurança foram realizadas diversas medidas estratégicas como o fechamento dos pequenos portões do entreposto, a mudança de horário do Ceasa aos sábados a partir das 17h, aumento do quadro da equipe de segurança e ordenamento através de processo seletivo, proibição de motos dentro do entreposto e a aquisição de mais 32 câmeras de vídeo monitoramento que serão colocadas por todo mercado.

Na infraestrutura,  o Mercado do Produtor recebeu serviços de revitalização como: a obra de recapeamento asfáltico no entorno e no portão de saída abrangendo a parte da feirinha, além do piso em frente ao Pavilhão da Banana que recebeu serviços de recapeamento asfáltico, além da operação tapa buraco por todo entreposto. O objetivo dessas ações foi assegurar a revitalização e o desenvolvimento do entreposto, garantindo melhorias no espaço de comercialização para os permissionários e usuários.

Para reestruturar as feiras do município, a Prefeitura de Juazeiro e a Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA entregaram equipamentos e a reforma do pátio da feira do bairro João Paulo II. A ação fez parte do programa Nossa Feira que irá melhorar as feiras de Juazeiro. Com a ação os feirantes têm agora melhores condições de comercialização de seus produtos alimentícios, num ambiente padronizado.  A obra do pátio da feira do João Paulo II incluiu serviços de pintura completa, reforma do teto, piso e pilastras, conserto no sistema elétrico e hidráulico, além da construção da rampa de acessibilidade.

A obra de reforma do Camelódromo 2 de Julho está em ritmo acelerado e toda a infraestrutura do Camelódromo está sendo melhorada, desde a iluminação até a parte externa. A reforma conta ainda com a requalificação da área externa, troca da pedra portuguesa, colocação de piso intertravado, nova fachada e letreiro. Já na parte interna terá a construção da praça de alimentação, com um novo piso, pintura e forro na circulação dos boxes existentes.

As equipes da AMA  realizam de segunda a sábado (manhã e tarde) a limpeza dos mercados, feiras e camelódromo retirando em média cerca de 19  toneladas de lixo por dia e os funcionários varrem e coletam o lixo, para melhor execução do serviço. Também é disponibilizado um carro coletor e um poliguindaste para retirada dos resíduos depositados nos contêineres distribuídos no entreposto.

Durante este ano, o Mercado do Produtor foi referência de pesquisa e gestão e recebeu diversas visitas de representantes do país, além de estudantes, pesquisadores, diretores de outros Ceasas. A direção da AMA também participou de encontros com diversos Ceasas do país na troca de experiência de estrutura.  Além disso, ocorreram diversas discussões sobre o Projeto Novo Ceasa que irá trazer um novo conceito de Ceasa para o município.

O Diretor Executivo Interino da AMA, Everton Luiz avaliou de forma positiva as ações da Autarquia em 2018 e falou das boas expectativas para 2019 nas feiras e mercados de Juazeiro. “Ficamos satisfeitos com as ações realizadas este ano nas feiras, mercados e Camelódromo 2 de Julho. Nossa meta em 2019 é implantar os diversos projetos que estudamos e criamos na área de iluminação, estrutura, segurança, saneamento e limpeza  nestes espaços no sentido de melhorar ainda mais. Agradecemos o apoio de todos os permissionários, do prefeito Paulo Bomfim e temos planejado para o próximo ano muito trabalho a ser feito em nosso Ceasa,  feiras e Camelódromo”, concluiu.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro