Juazeiro/BA, 04 de dezembro de 2020


Covid-19

Dia Nacional da Mulher é lembrado em Juazeiro com atividades educativas

ASCOM em 30/abr/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) lembrou o Dia Nacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (30), com atividades educativas realizadas na Casa do Bolsa Família e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

A data criada para reforçar o desenvolvimento e a reeducação social sobre os direitos das mulheres na sociedade, assim como o Dia Internacional da Mulher, também homenageia e lembra a luta delas na conquista de seus direitos. Durante as palestras realizadas nos dois equipamentos foram abordados, principalmente, temas como a violência contra a mulher e formas de empoderamento feminino.

A manicure Gisele Lopes, foi à Casa do Bolsa Família para se cadastrar no programa social e aproveitou para se informar sobre o tema. “Não sabia que hoje comemorávamos essa data, mas que bom que ela está sendo lembrada dessa forma. Muito do que foi falado hoje aqui eu já sabia, mas conhecimento nunca é demais. É importante conhecermos nossos direitos enquanto mulher”, declarou.

Para a gerente de Transferência de Renda do Programa Bolsa Família, Virginia Duarte, esses momentos são essenciais para o público atendido no local. “Nosso público é prioritariamente de mulher, e nesses momentos é importante enfatizar que elas hoje têm uma rede de proteção, que existem leis e que o município tem tido um cuidado com essa parcela da população. Todos precisam compreender que ninguém é maior dentro de um relacionamento, que tudo pode ser resolvido com o diálogo, com o respeito e que hoje a mulher tem essa rede de apoio”, afirmou.

No CREAS, a atividade foi realizada no Grupo de Reabilitação em Relações Interpessoais (GRRI) que trabalha a violência contra a mulher a partir do agressor. Nesta atividade, foi trabalhado com os homens encaminhados pela Vara da Violência Doméstica, o tema da desconstrução do machismo. “Precisamos dialogar com o público masculino e informar para que ele perceba todos os problemas enfrentados pela mulher diariamente e a partir daí seja possível construir uma sociedade melhor para todos. Só a educação e o conhecimento são capazes de transformar de fato a realidade de violência que vivenciamos hoje. A nossa forma de comemorar a data é continuar na luta pelo fim da violência contra a mulher”, destacou a diretora de Mulheres, Quitéria Lima.

Durante as atividades, foram distribuídos panfletos informativos com esclarecimentos sobre os diversos tipos de violências domésticas ainda sofridas pelas mulheres, além de serem informados todos os equipamentos disponíveis no município dentro da Rede de enfrentamento à Violência contra a Mulher.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro