Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Dia ‘D’ de Saúde Bucal é realizado pela SESAU em escolas do município de Juazeiro

ASCOM em 14/nov/2018

Débora Sousa/Sesau

Hoje, 14 de outubro, é o dia D do Programa ‘Sorriso do Tamanho do Brasil’ e a equipe da Secretaria de Saúde de Juazeiro visitou escolas da rede municipal de ensino com objetivo de reforçar a importância da saúde bucal das crianças, com idades entre 0 e 13 anos. A ação contou com a distribuição de kits de higiene pessoal e os estudantes também participaram de um momento de diversão, através da realização de brincadeiras.

O município recebeu 10 mil kits que serão entregues até o fim do ano contendo escova, creme dental, um sabonete e panfleto com orientações para que os pais ou responsáveis possam manter a higiene bucal e corporal das crianças.

A Diretora de Saúde Bucal Juliana Bonifácio, explica que o município vem desenvolvendo ações voltadas para a saúde bucal nas escolas da rede municipal dentro do ‘Sorriso do Tamanho do Brasil’ e este ano conseguiu da ABO – Associação Brasileira de Odontologia (ABO) que elaborou o programa. “Desde outubro já temos uma parceria e junto com os dentistas da rede municipal, levamos esses kits para as escolas, porque observamos a perda muito precoce tanto dos dentes de ‘leite’ como dos permanentes na faixa de 0 a 13 anos. A ação é um estimulo para manter a saúde bucal das crianças desde a primeira infância” destaca Juliana Bonifácio.

Para a gestora da EMEI Hosana Nunes, Claudiana de Paula Oliveira, a iniciativa desenvolve a independência da criança em relação a cuidado com a saúde bucal. “É na primeira infância que a criança vai aprender a cuidar da boca, compreender que pode ter doenças causadas pela falta de higiene. Então, esse trabalho na fase educacional é essencial para buscar essa autonomia do cuidado com os dentes” pontua.

Já gestora da EMEI José Padilha, Cátia Sobral, ressalta a importância do acompanhamento frequente da equipe da Assistência em Saúde Bucal nas escolas do município. “É de suma importância o acompanhamento com as nossas crianças, que seja constante, porque quem acompanha de perto sabe que elas têm muitas necessidades e se para nós enquanto professores, a ação foi maravilhosa, imagine a satisfação deles. Dá para ver a alegria estampada no rosto de cada criança” frisa Cátia Sobral.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro