Início Dentro da Semana do Bebê, Prefeitura de Juazeiro promove ação com gestantes e crianças nas unidades do CRAS

10/05/2021 16h14 Atualizado há 3 anos atrás

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro João Paulo II, recebeu, nesta segunda-feira (10), gestantes e crianças para uma roda de conversa com o tema: “Covid-19 na saúde do bebê e orientações sobre a prevenção e cuidado com as crianças na pandemia”. A atividade integra a programação da Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, e vai acontecer nas cinco unidades do CRAS da cidade.

Com um número restrito de participantes e respeitando todas as normas sanitárias, as gestantes conversaram com a equipe da Unidade Básica de Saúde do João Paulo II e com a psicóloga do CRAS. “O objetivo dessa atividade foi reforçar o que já fazemos no acompanhamento dessas gestantes aqui na unidade. Ressaltar a importância do pré-natal, do aleitamento materno e do acompanhamento periódico do bebê, especialmente durante a pandemia”, contou Jadilson Oliveira, diretor de Proteção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

Durante o evento, as gestantes em situação de vulnerabilidade social, já assistidas pelo Programa Criança Feliz e pela equipe técnica do CRAS, receberam kits com o enxoval para o bebê. “Esse enxoval vai me ajudar muito porque estou grávida de gêmeos e o meu marido estava desempregado. Não conseguimos nos preparar para a chegada do bebê. Eu cheguei aqui no CRAS muito preocupada para conversar com a psicóloga e a equipe me acolheu”, disse Andressa Barbosa dos Santos, grávida de 8 meses.

Enquanto as mães participavam da roda de conversa, em outro ambiente, as crianças interagiam com a contação de histórias e atividades educativas.

Programação

A Semana do Bebê segue até o dia 16 de maio, com diversas ações, entre elas, uma programação remota com palestrantes das áreas de saúde e educação. Essa programação poderá ser acompanhada entre os dias 10 e 14 de maio, por meio do canal da Prefeitura de Juazeiro, no Youtube.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/SEDES/PMJ