Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Dentro da programação da Semana do bebê, a SESAU orienta sobre cuidados na amamentação em Juazeiro

ASCOM em 14/maio/2020

Débora Sousa/SESAU

Em seu 10º ano de acontecimento, a Semana do Bebê em Juazeiro é marcada por temas e ações voltadas à primeira infância. Este ano, em decorrência da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, as ações estão acontecendo através de lives nas redes sociais. No entanto, dentro de serviço de atendimento à gestante, a Secretaria da Saúde, através da equipe técnica do Hospital Materno Infantil Juazeiro (HMIJ) tem orientado as mães dentro da unidade hospitalar sobre os cuidados com os bebês e também com as puérperas relacionado à amamentação e a COVID 19.

Os cuidados mais ressaltados dentro da unidade com as gestantes estão relacionados a sinais e sintomas gripais. A estas mulheres são recomendados o uso de máscara e só deve haver contato com o filho apenas após a higienização das mãos. Além disso, o quarto da criança precisa estar arejado, limpo e com ventilação, e deve haver o distanciamento de pelo menos 2 metros entre a cama da mãe e o berço da criança. A máscara é acessório indispensável e visitas devem ser evitadas.

Para a médica e diretora do HMIJ, Fabíola Leite os cuidados devem ser reforçados. “A criança e a mãe já devem ter uma rotina de cuidados essenciais, e com este momento de pandemia devemos reforçar estes cuidados. O que sempre falamos e isso precisa ser respeitado é com relação a visitas em casa. Não estamos em momento de visita, aglomerações e principalmente o contato com os bebês. As famílias podem fazer vídeo-chamada, ligações, filmagens e compartilhar entre os familiares e amigos, nossas dicas são para prevenção e assim evitar possíveis doenças”, explicou.

Mãe de primeira viagem, Viviane Bonfim da Silva fala da alegria de ter a pequena Maria Rita nos braços e dos cuidados já adotados. “É minha primeira filha e toda a minha família está eufórica para conhecer pessoalmente a Maria Rita, mas já conversamos e neste momento será apenas por vídeo. Acho muito importante estas orientações passadas pela médica, pois estamos em um momento complicado por conta do coronavírus e temos mesmo que nos cuidar e proteger nossos familiares”, destacou. 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro