Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Curso do Inova Jovem incentiva juventude de Juazeiro a abrir o seu próprio negócio

ASCOM em 13/abr/2018

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Durante esta semana – 09 a 13 de abril, jovens de 18 a 29 anos participam das aulas presenciais do curso gratuito de empreendedorismo do projeto Inova Jovem, uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).

Nesta quinta-feira (12), a secretária da SEDUC, Lucinete Alves e a assessora de políticas públicas, Mary Adriana conversaram com o instrutor do curso e com alguns jovens, que estão entusiasmados com esta oportunidade. “O Inova Jovem é mais uma ação do Governo Municipal, com a política de valorização da juventude. O curso é muito interessante os estudantes aprovaram. É mais uma oportunidade de fortalecer o empreendedorismo e de profissionalizar as ações que os jovens já desenvolvem em suas comunidades. Com certeza dessas duas turmas sairão negócios de sucesso, que vão possibilitar uma renda extra para estes futuros empresários”, ressaltou Lucinete.

Após o período presencial, que termina nesta sexta-feira (13), os participantes terão acesso a um plano de negócios pronto para ser colocado em prática. O instrutor Guilherme Guedes explicou que os negócios atendidos pelo projeto passarão por um período de incubação e depois contarão com acompanhamento e assistência técnica durante 90 dias.

“É um trabalho muito gratificante. Temos nas turmas de Juazeiro uma variedade de negócios a exemplo de restaurantes, aplicativos, salão de beleza, canil, alguns que já estão em andamento e outros que foram criados durante o curso. O Inova Jovem vem com ações de empreendedorismo e geração de renda, acredito nisso como uma ferramenta de desenvolvimento social e econômico. Acredito que sairão das turmas de Juazeiro muitos negócios que terão sucesso”, disse o instrutor.

O jovem Evandro Braga, que mora no Salitre contou que depois que ficou desempregado os amigos o incentivaram a abrir um negócio na área de beleza. “Eu comecei a me aperfeiçoar em maquiagem e cabelo, resolvi levar o salão para dentro da casa das clientes e está dando certo. Esse curso foi um presente para mim e para os outros jovens da turma. Estamos aprendendo muita coisa sobre os negócios, que vai nos ajudar a melhorar nosso rendimento, os serviços, a contabilidade da empresa. Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa de oferecer este projeto para a juventude da periferia do município”, concluiu.

Com carga horária de 30 horas, os jovens estão aprendendo a criar seu próprio negócio, com aulas de planejamento, inovação, técnicas de venda e divulgação. Ao final do curso, os alunos recebem também um certificado que os qualifica para a gestão de uma empresa.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro