Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Culminância da Semana do Bebê reúne crianças, mães e gestores na Praça CEU no bairro Tabuleiro

ASCOM em 17/maio/2019

Débora Sousa/SESAU

A IX Semana do Bebê foi encerrada nesta sexta-feira (17) com atividades desenvolvidas pela Secretaria da Educação e Juventude (SEDUC), Secretaria da Saúde (SESAU) e Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) que foram levadas à população durante toda a semana em suas referidas unidades e, hoje, foram reunidas na Praça do CEU no bairro Tabuleiro.

Os moradores puderam contar com atividades físicas desenvolvidas pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), apresentação musical e de dança desenvolvida pela equipe do CRAS. Ainda foram ainda ofertadas palestra com a nutricionista da SESAU sobre alimentação saudável da gestação aos cuidados da primeira infância, além de orientações sobre a importância de práticas corporais para o bem estar do corpo. O grupo do SESC apresentou a peça “O grilo arteiro e seu zangão”, contação de histórias, além de grupos de recreações.

De acordo com a secretária de educação Lucinete Alves, os cuidados com a primeira infância são diários. “A semana do bebê vem para intensificar todo o cuidado e reunir as três pastas envolvidas com intensificação de ações. A culminância reúne na Praça do CEU, atividades educativas, social e de saúde, é um momento importante para reunirmos crianças, mães e gestores durante o evento”, pontuou.

As ações durante toda a semana (13 a 17) aconteceram nas EMEI’s, Unidades Básicas de Saúde e nos CRAS da cidade. Segundo Cida Gama, secretária da SEDES as ações visam mais acolhimento para as famílias. “Trabalhamos todos os dias ações que objetivam acolher melhor as famílias, tivemos inúmeras atividades nos CRAS, desde roda de conversa, apresentações culturais até um ensaio fotográfico foi realizado com as gestantes acolhidas em nossos centros. Tudo isso simboliza o comprometimento da gestão municipal com a população”, pontuou.

A dona de casa Hélia dos Santos Carvalho Souza participou da ação. “Participei da roda de conversa e fui para a palestra sobre alimentação saudável. A nutricionista explicou o que os alimentos têm que são responsáveis por cada etapa do crescimento saudável de nossos filhos”, descreveu.

Gestante pela terceira vez, a trabalhadora rural Francimaria do Nascimento Silva relata as informações obtidas também durante a palestra. “Pude tirar muitas dúvidas sobre o que faz bem ou não para uma gestante. Estou desde quinta-feira participando de tudo que estão fazendo aqui e estou amando”, concluiu.

Para a Superintendente de Gestão  de Pessoas e uma das Coordenadoras da Semana  do Bebê da SESAU  Carla Lorena Pesqueira o evento foi grandioso. “A semana é um momento de reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece às crianças em sua primeira infância e com essa avaliação melhorar os serviços. Também foi um momento de intensificar as informações, oportunidades e acesso aos serviços públicos para melhorias da qualidade de vida e desenvolvimento infantil, foi um momento maravilhoso”, expôs.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro