Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Cuidados com a saúde ocular é tema de live realizada pela SESAU em Juazeiro

ASCOM em 23/jul/2020

Por Fabiana Diniz/SESAU


A Secretaria da Saúde de Juazeiro realizou nesta quinta-feira (23) mais uma live educativa abordando a questão do isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus. O tema escolhido desta vez foi a saúde ocular e a importância dos cuidados com a visão 

A atividade foi conduzida pela gerente de Educação Permanente da SESAU, Clenilda Ananias e teve a participação da oftalmologista Moema Machado. Questões como estresse, alimentação saudável, exercícios físicos e exposição de crianças e adultos às telas, fatores que podem interferir na visão, foram debatidas durante a live.

“Optamos por esta temática porque, nesse período de pandemia, muitas pessoas estão fazendo uso exagerado das tecnologias como celular, computador, TV e telas em geral, e precisamos saber sobre os cuidados necessários com os olhos diante dessa nova realidade onde tudo tem acontecido de forma virtual. Foi, sem dúvida, um momento esclarecedor e enriquecedor para todos nós com uma profissional renomada e que contribuiu de fato com esse aprendizado adquirido”, afirmou Clenilda Ananias.


A oftalmologista Moema Machado também considerou a temática relevante. “Tem sido uma luta diária não só pela questão da visão, já que sabemos de todo prejuízo da exposição exagerada às telas digitais, mas principalmente pela privação do contato social e desenvolvimento dos laços afetivos. Hoje estamos muito conectados pelas tecnologias e se torna difícil estabelecer limites para o uso controlado delas. Em crianças, por exemplo, o indicado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia é que abaixo de 2 anos não devem ter acesso às telas, dos 2 aos 5 anos apenas uma hora por dia, dos 6 aos 10 apenas 2 horas, mas na situação que estamos vivendo esses limites ficam mais difíceis de serem controlados e isso gera uma sobrecarga que pode ocasionar danos à visão”, pontuou. 

Ela elogiou ainda os organizadores da atividade pela abertura do espaço educativo. “Agradeço a prefeitura por este convite para estar aqui, é um assunto essencial pelo momento que vivemos. É importante lembrar também dos cuidados necessários no manuseio do álcool em gel para evitar acidentes domésticos e estar atento a irritações nos olhos, pois em alguns pacientes a COVID-19 tem se manifestado em forma de conjuntivite. E sempre procurar um especialista da área em casos de dúvidas”.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro